Uma ação ambiental desenvolvida pela Ong Ascam(Associação de Surf, Cultura e Ambiente) de Camburi, costa sul de São Sebastião, recolheu nos primeiros quatro meses deste ano, cerca de 500 quilos de lixo nas praias de Camburi e Camburizinho.
Segundo o biólogo Luccas Rigueiral, responsável técnico do projeto ambiental, o trabalho foi executado nas duas praias, de segunda a sexta, das 10 às 16 horas, por agentes Ambientais da ong.
Com relação aos resíduos sólidos, nos primeiros 4 meses de 2019, a ong coletou mais de 15 mil unidades diferentes, totalizando cerca de 500 kg de lixo.
Os resíduos coletados são constituídos por 44% de bitucas de cigarro, 41% de plástico, 10% de metal e outros materiais como os de origem pesqueira.
Segundo Rigueiral, um atual problema de saúde pública são os animais domésticos que frequentam a praia. Foram contabilizados 308 cachorros nos quatro meses, sendo cerca de 60% de cães abandonados.
A ong Ascam também atua em atividades culturais e participa do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Todas as ações da ong são feitas graças as doações e patrocínios.
“Lembramos que os problemas relatados, impactam diretamente a nossa qualidade de vida e do meio ambiente, sendo dever da sociedade e do poder público, utilizar dos meios legais para a defesa dos recursos naturais! Para nós e as futuras gerações”, comentou Rigueiral.