O Tamoios News vem recebendo a cada dia mais reclamações sobre o comportamento intimidador da população em situação de rua, que circulam pela cidade de São Sebastião, em especial na região central, mas também em bairros como Maresias, Cambury, entre outros.
O proprietário de um restaurante na Avenida da Praia, no Centro da cidade, que não quer se identificar, não sabe mais o que fazer. “Eles pedem para usar o banheiro, pedem água, comida e incomodam os clientes. Muitos clientes já foram abordados de forma agressiva, eles pedem cigarro, marmitex e já chegam intimando. É realmente um problema que a prefeitura precisa resolver”, questiona o comerciante.
Uma outra comerciante de Maresias, defende os turistas. “Eles pagam diárias de hotel, pousadas, restaurantes, bares, ambulantes e creio que eles têm o direito de não serem importunados, não passarem por situações constrangedoras. Já aconteceu diversas vezes do cliente, no caso, o turista, pagar um marmitex para um morador de rua e sair do estabelecimento sem fazer a refeição, por se sentir constrangido pela maneira que a pessoa faz o pedido ou por outros motivos, mas que fazem mal para o comércio do bairro, sendo assim já passou da hora do Poder Público agir”, indigna-se.
Um turista ficou indignado com a quantidade de moradores em situação de rua no Centro da cidade, em pleno início da temporada de verão. “A maioria estão bêbados, incomodam e até discutem com as pessoas que estão sentadas à mesa dos restaurantes. E quando caminhamos pelas calçadas precisamos ter o cuidado para não pisar sobre eles. A Guarda Municipal nos informou que não pode fazer nada. Sabemos que não se pode privar o direito de ir e vir, mas algo precisa ser feito”, concluí.
Prefeitura
A reportagem do Tamoios News, questionou a assessoria de comunicação da prefeitura de São Sebastião sobre quais medidas os comerciantes, moradores e turistas podem adotar quando forem importunados pela população em situação de rua, mas não teve retorno até a publicação da matéria.
Redação/Tamoios News