A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou no último mês de setembro um serviço especializado de abordagem a pessoas em situação de rua. O trabalho é desenvolvido por equipes da Organizações da Sociedade Civil (OSC) “Samaritano”, que venceu processo licitatório para o projeto.
No primeiro mês das atividades, o grupo realizou 228 abordagens em diversas localidades do município. As ações especializadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“O foco principal é construir vínculos de confiança para atender às necessidades imediatas e viabilizar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços socioassistenciais”, ressaltou Silvia Issa, secretária de Assistência Social.
Os trabalhos foram iniciados no dia 2 de setembro e contaram com:
- Conhecimento do território, mapeamento e reconhecimento das áreas em atuação;
- Orientação, encaminhamento e direcionamento para redes de serviços locais com foco na resistividade;
- Articulação da rede socioassistencial, com coordenação e integração entre os serviços;
- Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais, com serviços de Saúde, Educação, entre outras áreas;
- Escuta ativa e atendimento das demandas da população;
- Abordagens.
“Este é um serviço inédito na cidade que terá continuidade e, com certeza, resultará em melhorias no atendimento à população. Também já estamos em tratativas finais para a nova Casa de Passagem e nos preparando para a próxima temporada de verão, quando o município recebe um grande número de visitantes”, finalizou Silvia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba