Cidades Notícias Ubatuba

Associação Comercial de Ubatuba orienta empresários a enfrentar fiscalização

Tamoios News
Foto: ACIU

A Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), sob a presidência de José Lanzoni, do Supermercado Paulista, declarou apoio ao movimento “Reage São Paulo”

Idealizado por Walace Sampaio, do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região (Sincomércio), o movimento defende que o comércio permaneça aberto, mesmo que isso contrarie o Plano São Paulo do Governo do Estado ou decretos municipais. A ACIU também está divulgando um “Manual de orientação para enfrentar a fiscalização”

Entre outras coisas, os comerciantes são orientados a fixar um cartaz com o artigo 5 da Constituição em suas lojas, com as frases “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer” e “A liberdade para o trabalho é um direito constitucional acima de qualquer Decreto Estadual e Municipal ou Lei”.

Os comerciantes também são orientados a receber a fiscalização na calçada e a questionar os fiscais. “Pergunte porque o trabalho dele é permitido e o seu não é”, diz o texto.

No domingo (11), a reportagem do Tamoios News constatou que alguns restaurantes funcionavam com consumo local, enquanto outros permaneciam com o atendimento somente por delivery e drive thru.

Críticas

O Partido dos Trabalhadores de Ubatuba divulgou uma nota de repúdio, na qual manifesta perplexidade e angústia frente ao manual veiculado pela ACIU e afirma que ele incita associados e população a desobedecer decretos governamentais de contenção da Covid-19.

Prefeitura

A prefeitura de Ubatuba foi procurada para comentar o apoio da ACIU ao movimento “Reage São Paulo”, mas não retornou até o fechamento desta matéria.