Caraguatatuba Esportes

Atletas de Caraguá sobem ao pódio em eventos de esportes aquáticos no fim de semana

Tamoios News
Equipe Caraguá va'a club / Foto: arquivo pessoal

A terceira etapa do maior evento de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit, aconteceu no último fim de semana em Saquarema (RJ), nas praias de Itaúna e Arena da Lagoa e reuniu atletas de diversas modalidades como canoa Polinésia ou havaiana, stad up padle, natação em águas abertas, surfsli, padleboard, waterman, apneia, longboard e sup wave.

Entre os atletas de Caraguatatuba estiveram presentes as equipes competindo na Canoa Havaiana Caiçara Ulani va’a e Caraguá va’a club.

A equipe do Caraguá va’a club conquistou a 6° colocação na categoria Open mista, com seis remadores, sendo três homens e três mulheres, com os atletas Edmar Fernandes, Anna Paula Abiati, Rogério Pereira, Clodoaldo Paes, Elen Fernandes e Évina Fernandes.

“Foi uma prova muito emocionante, 10 km na lagoa de Saquarema, em um circuito de boias, com mais de 33 canoas participando”, conta Évina. Caraguá va’a club também obteve o primeiro lugar com o atleta Edneder Fernandes Soares, na categoria kaiak surfsk individual.

Equipe Caraguá va’a club / Foto: arquivo pessoal

A equipe Caiçara Ulani va’a, apesar de ter enfrentado problemas na ida, com a carreta que transportava as canoas e quebrou, e depois com a canoa virando no início da competição, conquistou a 2° colocação na categoria V3 pró 20k. O professor e atleta Ricardo Freitas também obteve a 2° colocação na V1 pró 10k e seu aluno, Marcel Campos, em sua estreia, ficou em 7° lugar na categoria V2 5k.

Equipe Caiçara Ulani va’a / Fotos: Fábio Ramos

Além dos remadores, a jovem surfista Katellyn Oliveira, de 13 anos, também de Caraguatatuba, participou como estreante na categoria profissional de Longboard feminino, válido pelo Campeonato Brasileiro. Ela pertence a categoria sub 18, porém, como não tinha atletas para competir com ela, foi autorizada a participar da profissional.

A jovem chegou nas semifinais e ficou em sétimo lugar. Para o pai e também técnico de Katellyn, Danilo Oliveira, a competição foi muito boa, e, pelo resultado que tiveram, considera um ótimo feito. “Ela teve uma experiência ímpar competindo com as profissionais, campeãs mundiais e brasileiras que são referências pra ela no esporte”, comenta.

Foto: Katellyn Oliveira / Acervo Pessoal

“Além disso, o mar também foi uma superação”, conta o técnico, “as ondas estava storm, com cerca dois a dois metros e meio, ela, com 13 anos, entrou naquele mar desafiador até para os profissionais. Representou bem o projeto Ohana e a cidade de Caraguatatuba, acredito que vai ficar inesquecível na mente dela”, completa Danilo.

A próxima etapa do Aloha Spirit será em Niterói, entre os dias 23 e 25 de setembro. A última etapa será realizada em Caraguatatuba, entre 11 e 13 de novembro.

Competição comemorativa em Angra

Além do campeonato de Saquarema, outra equipe de Caraguatatuba participou de uma prova de canoagem oceânica em Angra dos Reis (RJ), também no fim de semana, durante as comemorações de aniversário do Colégio Naval.

Equipe Associação Rema Caragua / Foto: Arquivo pessoal

A equipe Associação Rema Caragua conquistou as seguintes colocações:

Stand masculino:

1º lugar – Adelino

2º lugar – Edivaldo Soares

Stand feminino:

1º: lugar – Vasny Oliveira

Turismo Masc Sub 23

1º lugar – Gustavo Lopes

Turismo master

4º lugar – Osvaldo Ziober

Turismo super master

2º – Antônio Agripino

Turismo sênior feminino

1º lugar – Aline Almeida

Turismo feminino master

1º lugar – Célia Cristina

2º lugar – Erileuza Andrade

3º lugar – Geriza Araújo

4º lugar – Eliana Soares

Turismo paracanoagem feminino

1º lugar – Débora Cristina

Surfisk super master

1º lugar – Vadim Gomes

 

Por Cynthia Louzada – Redação Tamoios News