Cidades Coronavírus

Aumenta para 14 o número de casos suspeitos de coronavírus no Litoral Norte

Tamoios News

Caraguatatuba tem nove casos em investigação. No Brasil já são 176 casos confirmados e no estado de São Paulo, 112 casos

O Litoral Norte já registra catorze casos suspeitos de coronavírus. São nove casos em Caraguatatuba; três em Ilhabela; e, dois em São Sebastião.

Algumas prefeituras, como Ilhabela e Ubatuba, cancelaram eventos acatando determinações do Ministério da Saúde. Outras, como São Sebastião e Caraguá, mantiveram seus eventos neste fim de semana, mas adotaram medidas de prevenção.

Em São Sebastião, a preocupação maior é com o show do cantor Daniel,  nesta segunda(16), que deve reunir um grande número de pessoas. A prefeitura local decidiu fazer o show em um local mais aberto na Rua da Praia e distribuir álcool gel no festival gastronômico caiçara que se encerra amanhã, dia em que a cidade comemora 384 anos.

A prefeitura decidiu manter o show de Daniel apesar das recomendações do Ministério da Saúde e do Estado para que sejam suspensos eventos que reúnam um grande número de pessoas. O prefeito Felipe Augusto disse ontem que a situação está controlada em seu município e que a prefeitura está fazendo investimentos para combater a doença no município, entre eles, capacitação do pessoal da saúde, higienização das unidades de saúde e compra de medicamentos e máscaras. A prefeitura poderá adotar medidas mais rígidas a partir de terça-feira(17).

Bertioga, cidade vizinha de São Sebastião, registra três casos suspeitos de coronavírus, segundo a prefeitura local. O primeiro caso foi registrado no dia 12, quinta, de uma senhora de 62 anos. No sábado, outros dois casos suspeitos foram notificados: as pacientes têm 29 e 41 anos e chegaram de viagem em um voo nacional na terça-feira, 10. Segundo a prefeituras, os três casos estão estáveis e em isolamento domiciliar.

A Câmara de São Sebastião decidiu cancelar a sessão solene programada para às 10 horas desta segunda no Teatro Municipal da cidade devido aos riscos da propagação de coronavírus. A Câmara também decidiu realizar sessões sem a presença de público e restringir a entrada de pessoas no prédio do legislativo.

Em Ilhabela, está proibido o desembarque de turistas e tripulantes dos navios de cruzeiros no arquipélago. A prefeita Gracinha acatou recomendação do Ministério da Saúde. A prefeitura faz campanha de conscientização no terminal da balsa por onde entram os turistas na Ilha.

Os prefeitos de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela também decidiram suspender eventos. Ubatuba suspendeu as férias de todos seus profissionais de Saúde para poder dar suporte a uma possível propagação da doença no município, que até o momento, não restrita nenhum caso suspeito de Codiv-19.

Sato determinou ainda que no atendimento nas repartições públicas municipais apenas dez pessoas serão atendidas por vez, a partir desta segunda(16).

Em Caraguatatuba, o Instituto Federal decidiu cancelar todas as aulas presenciais a partir de amanhã. A Diocese do Litoral Norte cancelou mutirões de confissão e encontros de catequese, entre outras medidas.

A informação de que o estado suspenderá as aulas a partir do dia 23 obrigou as prefeituras de Caraguatatuba, e Ubatuba a adotarem a mesma medida. Ilhabela e São Sebastião ainda não decidiram suspender as aulas municipais.

Codiv-19

Em Caraguatatuba , o número de casos suspeitos do Codiv-19 cresceu muito em uma semana. São nove casos em investigação, segundo o Boletim divulgado diariamente pela prefeitura.

Até sexta(13) o número de casos suspeitos se limitava a cinco casos. Os casos mais recentes não foram destalhados  pela prefeitura.

Entre os casos suspeitos que estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde estão: um rapaz de 47 anos deu entrada no hospital particular Santos Dumont (Unimed) com sintomas da doença, depois de uma viagem de cruzeiro que passou pela Argentina; uma mulher de 29 anos que veio de Amsterdã, na Holanda, para visitar familiares e deu entrada na UPA Central; e, um casal (ela de 47 anos e ele de 46 anos) passou também pelo hospital da Unimed após visita e contato com parentes japoneses. Os cinco pacientes estão em quarentena, passam bem e aguardam o resultado.

Em São Sebastião, os casos suspeitos envolvem um casal, ambos de 49 anos, com histórico de viagem para Itália. Eles foram atendidos em um hospital da cidade, que imediatamente iniciou os protocolos de atendimento, seguindo o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humano pelo COVID-19. O casal está em isolamento domiciliar e recebe monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.

De acordo com a prefeitura, foram coletadas amostras do material e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz. Os exames para constatar a doença levam em média 15 dias para ficarem prontos.

Ilhabela

Em Ilhabela, segundo comentou a prefeita Gracinha Ferreira, são três casos suspeitos. O primeiro caso suspeito registrado na Ilha foi de um menino de 10 anos, que foi atendido no Hospital Mario Covas. O menino está com sintomas leves em isolamento domiciliar e passa bem.

Segundo a prefeitura, a equipe do hospital já colheu as amostras biológicas do paciente. Elas também serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz. Não foram dados detalhes sobre os dois novos casos registrados na Ilha.