Com o aumento de casos de dengue na cidade e em todo país, a Prefeitura de Caraguatatuba tem intensificado as ações de controle do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, a cidade registrou 44 casos da doença, um aumento de cerca de 300%, se comparado com janeiro do ano passado.
Diante deste quadro, e em função dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou no último sábado (20), um mutirão com bota fora, nos bairros com registro de maior densidade larvária e acúmulo de casos positivos, com o objetivo de eliminar criadouros e diminuir o número de casos de dengue na cidade.
O mutirão percorreu os bairros Sumaré e Ipiranga, com a participação de 70 servidores e visitou 844 residências. Na visita foram vistoriados os locais de possíveis criadouros e alertado sobre a limpeza periódica, a fim de evitar novas infestações. Os moradores também puderam descartar itens inservíveis. A Secretaria de Serviços Públicos recolheu 20 toneladas de materiais.
Os trabalhos seguem para o mês de fevereiro, onde novo mutirão será realizado, desta vez, em mais bairros da cidade, de acordo com o resultado da primeira Avaliação de Densidade Larvária do ano. Estima-se a participação de 300 envolvidos.
Segundo o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, a ação serviu para informar os moradores e eliminar criadouros em diversos imóveis.
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba




