Cidades Geral

Autor usa livro sobre expedições náuticas para ajudar adolescente que perdeu as mãos após choque elétrico

Tamoios News
Imagem/Guilherme Kodja

Uma trajetória marcada pelo mar e pela aventura ganhou um novo significado ao se transformar em ação social. O autor Guilherme Kodja decidiu destinar a venda de seu livro “Do Sonho a Conquista”, que reúne relatos e imagens de expedições náuticas, para ajudar o adolescente Vitor Pereira, de 15 anos, vítima de um grave choque elétrico que resultou na amputação das duas mãos e da perna esquerda, abaixo do joelho.

Com vida náutica desde 1987, Guilherme atuou entre 2010 e 2025 na Revista Náutica e passou a registrar suas experiências a bordo com o objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar outras pessoas a vivenciarem o mesmo universo. Segundo ele, a ideia sempre foi dividir histórias e estimular novos aventureiros. No entanto, o projeto ganhou caráter social após ele conhecer a história de Vitor.

O contato ocorreu por meio de um seguidor das redes sociais, William Apolinário, que já auxiliava a família do adolescente após o acidente. Inicialmente, Kodja foi convidado a gravar um vídeo de apoio, mas decidiu se envolver de forma mais ativa. Ele participou de campanhas de doação de sangue, tornou-se doador junto com a esposa e passou a divulgar a vaquinha criada para custear o tratamento do jovem.

Sensibilizado com a situação, Guilherme optou por antecipar a finalização do livro e transformá-lo em uma ferramenta de arrecadação. A obra é disponibilizada para quem realiza doação a partir de R$ 250, valor integralmente destinado à campanha. A entrega é combinada diretamente com o autor, já que o projeto não conta com logística de envio.

Além do apoio financeiro, Kodja destaca o papel da iniciativa na conscientização social. Para ele, a mobilização mostra que pequenas ações podem gerar grandes impactos e que a dedicação de tempo e atenção às causas sociais é fundamental.

Vitor sofreu o acidente ao soltar uma pipa em São Paulo, enquanto visitava os pais que trabalham na capital paulista. Natural de Souto Soares, na Bahia, o adolescente enfrenta hoje um processo de reabilitação. Após a amputação parcial da perna esquerda e das mãos, apresentou melhora clínica significativa, mas precisará de próteses robóticas para recuperar autonomia e qualidade de vida.

A campanha tem como meta arrecadar R$ 100 mil para viabilizar o tratamento e a adaptação às novas condições. Diante da resposta positiva do público, Guilherme afirma que pretende seguir utilizando seus projetos e expedições como instrumentos de transformação social. “É uma ação simples, mas que pode fazer uma diferença enorme na vida de uma família. Se cada um fizer um pouco, o resultado aparece”, destaca o autor.

Acesse o site e saiba com contribuir com o Vitor Pereira: www.vakinha.com.br/vaquinha/proteses-roboticas-para-vitor-pereira?utm_source=nautica.com.br

O livro “Do Sonho a Conquista” foi patrocinado pelas empresas Paranoá Industria de Borrachas, Yanmar Brasil, DRL Sociedade de Advogados, Master Marine e Gaia Marine.

Redação/Tamoios News