Cidades Notícias Ubatuba

Ave marinha resgatada em Ilhabela é reintroduzida à natureza após tratamento

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

No dia 23 de outubro, o trinta-réis-real (Thalasseus maximus) sentiu o gosto de voltar à natureza. A ave marinha foi resgatada em setembro na praia da Vila, em Ilhabela, pela equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) do Instituto Argonauta. Foi estabilizada na Unidade de Estabilização de São Sebastião e depois transferida ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba para finalizar seu tratamento. Após pouco mais de um mês em recuperação, foi reintroduzida à natureza.

O trinta-réis-real é a maior espécie de trinta-réis que ocorre na costa brasileira, medindo cerca de 50 cm de comprimento e pesando entre 350 a 450 gramas. Possui muitas semelhanças com as gaivotas, tanto na aparência quanto nos hábitos: alimenta-se principalmente de peixes e costuma voar alto sobre a água, mergulhando no mar em busca de suas presas e pode roubar comida de outras aves marinhas. Tem comportamento migratório: após a primavera e o verão, se desloca até o Hemisfério Norte para se reproduzir.

O Instituto Argonauta atua desde 1998 em parceria com o Aquário de Ubatuba no resgate e reabilitação de fauna marinha. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Fonte: Instituto Argonauta