Cidades

Baía do Araçá em São Sebastião Recebe Grande Abraço Simbólico

Tamoios News
Frank Constancio/NS Comunicação
Frank Constancio/NS Comunicação

Praia do Altivo recebeu inúmeros defensores ambientais

Manifesto foi realizado pelo Movimento Apaixonados pelo Mangue e Instituto Ilhabela Sustentável

Por Nívia Alencar

O Movimento Apaixonados pelo Mangue e o Instituto Ilhabela Sustentável realizaram um simbólico abraço à Baía do Araçá, na manhã de domingo, 20, nas praias do Altivo e Deodato, que envolvem o mangue em São Sebastião. Cerca de 300 pessoas participaram do programa, entre moradores de São Sebastião, Ilhabela e alguns turistas, além de equipe de alunos e docentes do Projeto Biota Araçá.

A professora de yoga Maria Cecília Nobre Borges Nogueira é integrante do grupo de coordenadores do Movimento Apaixonados pelo Mangue, existente há dez anos, que realiza educação ambiental e, anualmente, uma regata de canoa caiçara. “Nasci aqui, esta baía foi minha área de lazer na infância”, ela diz. Segundo Ciça Nogueira, como é conhecida a professora, o “Movimento Apaixonados pelo Mangue” não é contra o Porto de São Sebastião. “Ele faz parte de nossa história, além disso, é nosso parceiro, como aconteceu no Dia Mundial de Limpeza das Praias. O que defendemos é que o Porto se desenvolva dentro da sua área já existente, com possibilidade de instalação de outro píer de atracação. O que queremos é manter nossa vida simples de caiçara aqui. Sou contra ampliação de qualquer centímetro do Porto sobre nossa baía”, afirmou.

Ciça Nogueira considera que a nova estrada Contorno Sul, obra do governo do Estado, em São Sebastião, será suficiente para a demanda atual do porto. “Temos que mudar esta história de progresso e mitigação, podemos fazer diferente. E acho que nunca tivemos momento tão especial de conscientização da sociedade, mas a ação de fato ainda é muito difícil”, completou.

Georges Henry Grego, vice-presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, considera que o abraço simbólico à Baía do Araçá servirá para sensibilizar as autoridades jurídicas. “Esperávamos maior número de botes e lanchas, mas a participação da comunidade foi fantástica”. Ele afirma que o projeto de expansão do Porto de São Sebastião está paralisado por força de ação civil pública dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, com pedido liminar. “O Supremo Tribunal de Justiça analisa pedido do Governo do Estado e da Companhia Docas para cassação da liminar, alegando prejuízo econômico e social”, explica. “O Litoral Norte é muito bonito e temos alternativas de desenvolvimento econômico como o turismo”, garantiu Georges.

Caminhando entre as praias do Altivo e Deodato, em meio ao ecossistema do mangue, grupos de pessoas voltavam a dar as mãos em forma de abraço. Rosa Della Monica, 84 anos, residente em São José dos Campos, demonstrou exemplo de cidadania, participando do evento, que também contou com distribuição de pequenos arranjos florais, simbolizando harmonia, além de manifestação artística ao som de violino tocado por Wendhel Eliabe, 15 anos, membro da Orquestra Jovem de São Sebastião.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.