Meio Ambiente

Baleia ferida encalha em Maresias e recebe ajuda para ser reconduzida ao mar

Tamoios News
Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

Banhistas ajudaram o animal, que foi encontrado ferido em Maresias, na Costa sul

O animal foi hidratado por populares até a chegada dos técnicos que fizeram a reintrodução ao mar

Por Ricardo Hiar

Uma baleia, que apresentava alguns ferimentos, encalhou na praia de Maresias na tarde da última quinta-feira (19). Depois de receber ajuda de banhistas e de profissionais do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba, o animal pode ser reconduzido ao mar, com boas condições de recuperação.

De acordo com alguns populares, assim que foi avistada na beira da praia, muitas pessoas se solidarizaram para tentar ajudar a baleia. Um grupo de banhistas e profissionais do Corpo de Bombeiros trataram de mantê-la hidratada, e solicitaram o apoio de profissionais com mais condições e preparo para realizar resgates marinhos.

Segundo Tiago Castro, coordenador de educação do Aquário de Ubatuba, após avaliação, foi constatada que tratava-se de uma baleia da espécie cachalote-anão. Essa espécie não é endêmica da região, mas é comum passar por essa costa em períodos de migração.

O animal encontrado em Maresias pesava cerca de 100 quilos. Segundo relato de alguns surfistas que estavam no local, no momento em que ela foi avistada, a baleia teria sido atacada por dois cações. Essa informação não foi confirmada pelo Instituto Argonauta.

A suspeita, no entanto, seria de que a cachalote teria se ferido em alguma embarcação, já que os ferimentos aparentavam cortes de lâminas.

Mesmo ferida, por ter sido mantida hidratada, a baleia ainda estava vigorosa e apresentando boas condições de saúde. Por conta disso, os profissionais consideraram que seria menos traumático reconduzi-la ao mar, do que leva-la para a sede do Instituto e fazer a reabilitação da mesma.

“Ela apresentava boas condições e a ideia foi evitar mais sofrimento para o animal, já que o transporte seria pior para ela. Sendo reintroduzida ao mar, ela terá condições de se recuperar dos ferimentos, que não foram tão graves”, completou Castro.  

A espécie

O cachalote-anão é a menor de todas as baleias. Ela cresce até os 2,7 metros de comprimento e chega a 250 kg de peso, o que torna esta espécie menor do que muitos golfinhos. Esse mamífero apresenta movimentos lentos e deliberados, sem produzir muito ruído ou espuma.

Geralmente mantém-se imóvel quando sobe à superfície do mar. Por esse motivo, só pode ser observada em mares muito calmos.

O cachalote-anão é fisicamente muito parecido com o cachalote-pigmeu, apresentando as mesmas características comportamentais. No mar a distinção entre as duas espécies é praticamente impossível – no entanto o cachalote-anão é ligeiramente menor e a sua barbatana dorsal é consideravelmente maior. O corpo apresenta uma tonalidade azul-cinzenta por vezes com riscas de cor amarela.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.