Por volta das 16h30min de quinta-feira (29) o GREMAR – Resgate de Animais Marinhos foi acionado por um colaborador de um rebocador da área portuária de Santos e outros dois munícipes, relatando terem avistado uma grande baleia viva próximo à travessia de catráias Santos x Vicente de Carvalho.
Segundo informações, o animal seguia em direção ao Canal de Bertioga, causando preocupação por se tratar de uma área de risco de encalhe. O órgão então acionou esta unidade especializada, fornecendo todas informações em tempo real, que imediatamente mobilizou uma equipe e se deslocou até o local avistado.
Após algum tempo de navegação por vários pontos do Porto de Santos e Canal de Bertioga, o cetáceo foi avistado pela Polícia Marítima de SP próximo a Base Aérea de Santos, já em direção ao Canal de Bertioga.
Rapidamente navegamos entre o animal e o local de risco, fazendo com que a baleia retornasse em direção à saída do Porto. Ao nos aproximarmos do animal, identificamos como sendo da espécie Jubarte, adulto, em excelentes condições natatórias, sem qualquer petrecho preso ao seu corpo, demonstrado estar saudável.
Realizando os procedimentos de interação com cetáceos, nossa equipe, com auxílio da equipe marítima da Guarda Portuária, realizou o acompanhamento, direcionando-a para a saída do Porto de Santos e orientando as demais embarcações.
Ao anoitecer, a missão se tornou difícil, por vezes acompanhando apenas o som de seus “borrifos” durante a respiração e assim seguimos levando a baleia de volta ao mar.
Após mais de três horas, o animal finalmente cruzou com segurança a travessia de Balsas Santos – Guarujá, e seguiu em direção à baía de Santos, de volta ao mar!
*Fonte: Comunicação Social da Polícia Marítima de SP