Meio Ambiente São Sebastião

Baleia-jubarte é encontrada morta em São Sebastião

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

Ontem (26/7), a equipe do Instituto Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada sobre uma baleia morta que foi vista boiando próxima a Ilha do Montão de Trigo.

O cetáceo foi encontrado pela nossa equipe perto da Ilha dos Gatos, em São Sebastião. A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) macho, adulto, com aproximadamente 11 a 12 metros de comprimento, foi rebocada por nossa equipe para a coleta de material.

Devido ao tamanho e peso do animal, o reboque foi feito de forma lenta. O Instituto Argonauta desenvolveu uma técnica de reboque e encalhe controlado, feito para evitar risco à navegação, ou seja, que um barco atropele a carcaça da baleia jubarte durante a noite ou também evitar que o animal encalhe em uma praia onde gere transtornos à população local.

Foto: Instituto Argonauta

Não foi verificado nenhum sinal contundente de interação com pesca, mas devido ao estágio avançado de decomposição e autólise dos órgãos, a causa de morte não foi confirmada.

O Instituto do Argonauta executa o projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Foto: Instituto Argonauta

Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067, Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 ou 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta