Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta, já em decomposição, nesta segunda-feira (31), encalhada próxima à costeira esquerda da praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Por volta das 13h30, uma equipe do Instituto Argonauta, que atua no monitoramento de praias, chegou ao local. A equipe aguarda a maré baixar para realizar os procedimentos necessários e está em contato com a prefeitura para definir o destino da carcaça do animal.
De acordo com a equipe técnica, o filhote tem por volta de 7 metros e aparentemente trata-se de um filhote em estado de decomposição. A equipe de campo PMP/Argonauta está no local, com uma equipe de necropsia a caminho para identificar a causa da morte.

Foto: Instituto Argonauta
A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS Trecho10/SP explica que a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal são importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na nossa região.
A baleia jubarte saiu há pouco da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC). Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas.