No Litoral Norte, pelo menos 50% das agências devem aderir à paralisação
Na noite da última quinta-feira (1), a assembleia do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e região (incluindo o Litoral Norte) rejeitou com unanimidade a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) de reajuste salarial de 6,5% e mais abono de R$ 3 mil.
Segundo os bancários, esta proposta representa 68% da estimativa de inflação acumulada no período de setembro de 2015 a agosto de 2015 (9,57%). Por isso, a categoria decidiu aderir à greve a partir do dia 6 de setembro, por tempo indeterminado.
Eles reivindicam rejuste de 14,78%, incluído 5% de aumento real. Segundo os bancários, o reajuste rebaixado significa, em um ano, perda de R$ 436,39 nos vales-alimentação e refeição, considerando a inflação projetada.
Por meio da assessoria de imprensa, o Sindicato dos Bancários informou que, no Litoral Norte, a adesão deve chegar a 50% das agências.
Entre as reivindicações constam também Plano de Cargos, Carreiras e Salários para todos os bancários, auxílio-educação (pagamento para graduação e pós), saúde, segurança e igualdade nas oportunidades.
Na próxima segunda (5), às 19h, os bancários promovem nova assembleia para organizar a greve no vale e litoral.