Caraguatatuba Cidades

Banco de Alimentos de Caraguatatuba celebra 8 anos de atuação com evento ‘Frutos da Nossa Terra’

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

O evento “Frutos da Nossa Terra”, em comemoração ao 8º aniversário do Banco de Alimentos de Caraguatatuba, foi realizado na manhã da última sexta-feira (29). A celebração contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e ocorreu no Auditório Maristela de Oliveira, sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Criado para reduzir o desperdício de alimentos e promover ações socioeducativas, o Banco de Alimentos tem papel fundamental na garantia da segurança alimentar em Caraguatatuba. Estiveram presentes no evento o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, profissionais do programa, vereadores, produtores locais e representantes da sociedade civil.

A comemoração contou com apresentação do trabalho do Banco de Alimentos e do depoimento da presidente da Associação de Pescadores, Ladisla Coelho Crispim dos Santos. A nutricionista da APAE, Kátia Cristina Nogueira, que representou uma das instituições beneficiadas pelo programa, também ministrou a palestra “Alimentação Saudável e Inclusiva”.

A programação incluiu ainda atrações culturais com o grupo Chorus Vocalis e com apresentações de dança dos adolescentes acolhidos pela Casa Beija-flor, exposição interativa de produtos locais de agricultores de Caraguatatuba e atendimentos gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, que foram feitos pelos alunos da Faculdade Módulo.

Atualmente, 13 instituições sociais cadastradas recebem regularmente os produtos arrecadados pelo Banco de Alimentos, que beneficiam mais de 1,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

As doações chegam de supermercados, hortifrutigranjeiros e agricultores locais. Após passarem por rigorosa avaliação de qualidade feita pela equipe técnica do programa, os alimentos são destinados às entidades conveniadas, que firmam termo de compromisso e passam por visitas técnicas para garantir a correta utilização dos produtos.

“Podemos observar que a doação feita pelo Banco de Alimentos não muda somente a instituição que recebe, mas a sociedade como um todo. Todos se beneficiam ao evitar o descarte e o desperdício de mais de 130 toneladas de comida no país. Que o trabalho do Banco continue por muitos anos e que a política de segurança alimentar siga para que cada vez mais possamos garantir esse direito tão importante, que é a alimentação adequada para todos”, ressaltou a responsável técnica e nutricionista do programa, Cíntia Franciele de Araújo Claudino.

Durante os oito anos de atuação do Banco de Alimentos, mais de 136 toneladas de produtos já foram doadas, o que reforça a importância do programa para toda a sociedade civil e para fortalecer as redes de solidariedade no município. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba