Um jovem de 19 anos, de São José dos Campos, foi removido até a UPA de Caraguatatuba, nesta segunda(30), após manter contato com uma água viva quando nadava na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba.
Segundo o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), o jovem após o contato com a água viva teve um choque anafilático e precisou ser removido por uma viatura do SAMU até a UPA onde teria sido medicado e liberado.
Foi o segundo caso registrado na Martim de Sá de acidente com água viva. Na sexta(27), um morador da cidade de 19 anos também precisou ser removido até o hospital pós contato com uma água viva.
No domingo(29), um turista também foi parar na UPA de São Sebastião após ter contato com uma água viva na praia das Cigarras, em São Sebastião.
A prefeitura de Caraguatatuba emitiu um alerta aos banhistas sobre a presença de águas-vivas e caravelas em algumas praias da cidade. No comunicado, a prefeitura orienta como os banhistas devem proceder em caso de contato com esses animais.
Um outro jovem, de 17 anos, da cidade de Campinas, também teve que ser levado pelo SAMU até a UPA, após ingerir uma porção de camarão em um quiosque da praia Martim de Sá.
Segundo o GBmar, o jovem era alérgico a camarão e ao ingerir o produto passou mal e não conseguia respirar. O jovem teria sido medicado e liberado.
Água Vivas
Águas-vivas e caravelas tem aparecido em grande número em praias da região neste fim de ano. Em São Sebastião, foram constadas as presenças desses animais nas praias de Maresias, Jureia e Barequeçaba. Em Ilhabela, nas praias do Perequê e Ilhas das Cabras. Em Caraguá, na praia Martim de Sá.
O GBmar recomenda aos banhistas que evitem contato com os animais na água ou na areia. Em caso de contato, os banhistas devem procurar os guardas-vidas ou em caso mais grave se dirigirem diretamente ao pronto socorro.