A quarta edição do projeto “Bendita Fruta – A leitura como Semente” transformará o Espaço Cultural Casa da Democracia em um animado arraiá julino neste sábado, 12 de julho, das 9h às 12h. Com o tema “Festa Caiçara na Roça”, o evento promete integrar cultura, leitura e conscientização ambiental para toda a família.
A programação especial contará com a apresentação artística do grupo Mamulengo de Si Mesmo. A história, que se desenrola nos braços da Rainha do Mar, narra a jornada de Luciana e Latino, e do boneco canoeiro Sr. Durval, que navega do Rio Puruba, em Ubatuba, até o Juqueriquerê, em Caraguatatuba. Fisgado por Iara, uma contadora de histórias das águas, Durval é levado a uma encantadora festa caiçara recheada de livros e boas leituras.
A festa garantirá a diversão com uma quadrilha improvisada, um delicioso lanche coletivo oferecido pela organização e a divulgação do acervo literário da Casa. A tradicional banca de brinquedos retrô, confeccionados com materiais recicláveis pelo Doni Arts, também estará presente, além de um espaço de brincar e uma área de leitura livre na biblioteca comunitária.
O público também terá a oportunidade de conhecer a autora Marlene Giraud e sua obra “A vida de Georgina: conhecendo o Manguezal”. O livro aborda a saga do guaiamum azul (Cardisoma guanhumi), espécie ameaçada de extinção, que enfrenta diversos obstáculos para desovar no mar. A narrativa convida à reflexão sobre os impactos humanos nos ecossistemas de manguezais e a urgência da preservação ambiental.
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente”, que teve início em abril, é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura. Seu objetivo principal é promover gratuitamente de forma criativa e acolhedora, ações voltadas à leitura, cultura e consciência ambiental na comunidade. A curadoria é da professora e escritora Rose Teles.
Serviço:
Bendita Fruta – A Leitura como Semente – Festa Caiçara n Roça (se puder, ir com trajes típicos)
Dia: 12 de julho (sábado), das 9h às 12h
Local: Espaço Cultural Casa da Democracia (Rua Rodrigues Alves, 123, Aruan, Caraguatatuba)
Atividades: Contação de histórias com o grupo Mamulengo de Si Mesmo, quadrilha improvisada, lanche coletivo, bate papo com Marlene Giraud autora de “A vida de Georgina: conhecendo o Manguezal”, divulgação do acervo do projeto, espaço de brincar e feirinha de brinquedos e jogos artesanais para toda a família.
Entrada: Gratuita