Em uma blitz feita nesta sexta(28) pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar e Fiscalização de Posturas, dez donos de animais foram orientados a retirarem seus cães da praia de Maresias.
A multa para quem desobedecer a orientação para retirar os cães da praia é de R$ 600,00. A prefeitura tem optado, inicialmente, em orientar os donos dos animais a não levarem seus cães para a praia, antes de aplicar a multa.
A equipe da Zoonoses, recolheu ainda três cachorros supostamente abandonados. Os animais recolhidos foram levados ao CCZ.
“Esse foi o início da ação verão para a conscientização da população sobre a lei que proíbe animais da praia. A lei proíbe a permanência de animais na praia. O importante é que essa é uma ação de saúde pública”, afirmou Alessandra Marinho, do CCZ.
ação conjunta também fiscalizou os comerciantes e ambulantes que atuam na praia. De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Fernanda Palluri, esse tipo de ação será intensificada durante o verão com o intuito de diminuir os riscos à saúde e garantir a qualidade dos alimentos servidos à população.
“A obediência às normas sanitárias é imprescindível para evitar as contaminações, transmissão de viroses, surtos de doenças transmitidas por alimentos, entre outros agravos, e os consumidores devem sempre exigir o alvará sanitário, que deve estar sempre visível”, explicou.
No caso de qualquer suspeita ou irregularidade ser observada, o cidadão deve fazer uma denúncia pelo telefone (12) 3891-3411. Ao todo, foram vistoriados 23 ambulantes.
Falta do que fazer… deixa os cachorros e muita os humanos que deixam a praia imunda…
Maresias é um distrito assim como todos os outros, local de pessoas que criam animais, onde as pesquisas revelam que a maioria dos moradores tem + de 1 cachorro
Uma lei municipal com uso obrigatório da coleira e sacolinha para recolher a sujeira já seria suficiente para resolver, sendo assim para não tirar a liberdade de nossos companheiros “melhores amigos”
Precisa fazer isto também nas praias Martin de Sá e Prainh de Caraguatatuba