Neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez e Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS) foi eleito governador do Estado de São Paulo. Nas quatro cidades do Litoral Norte paulista, Jair Bolsonaro (PL) foi o mais votado para a presidência e Tarcísio foi o mais votado para o governo estadual.
São Sebastião foi a cidade da região onde a votação foi mais acirrada: Bolsonaro teve apenas 789 votos a mais que Lula e Tarcísio teve só 1.577 votos a mais que Fernando Haddad (PT). Já Ubatuba foi a cidade com a maior diferença na votação, tanto entre os candidatos à presidência quanto ao governo do Estado: Bolsonaro teve 14.204 votos a mais que Lula e Tarcísio teve 13.706 votos a mais que Fernando Haddad (PT).
Confira a seguir os dados da votação do segundo turno das eleições 2022 em cada cidade do Litoral Norte de SP, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, Jair Bolsonaro recebeu 59,40% dos votos válidos (45.092), contra 40,60% (30.819) do candidato eleito Lula. Quase 5,4% dos eleitores de Caraguatatuba que compareceram à urna não votaram em nenhum dos dois candidatos à presidência: foram 1.487 votos brancos e 2.816 votos nulos.
Para governador, Tarcísio recebeu 59,73% dos votos válidos em Caraguatatuba (42.318), contra 40,27% de votos em Haddad (28.529). Mais de 11% dos eleitores da cidade que compareceram à urna não votaram em nenhum dos candidatos ao governo: foram 3.669 votos brancos e 5.368 votos nulos.
Ilhabela
Em Ilhabela, Jair Bolsonaro recebeu 55,72% dos votos válidos (12.076), contra 44,28% (9.596) do candidato eleito Lula. Quase 4,7% dos eleitores de Ilhabela que compareceram à urna não votaram em nenhum dos dois candidatos à presidência: foram 400 votos brancos e 656 votos nulos.
Para governador, Tarcísio recebeu 57,31% dos votos válidos em Ilhabela (11.777), contra 42,69% de votos em Haddad (8.772). Quase 9,6% dos eleitores da cidade que compareceram à urna não votaram em nenhum dos candidatos ao governo: foram 937 votos brancos e 1.241 votos nulos.
São Sebastião
Em São Sebastião, Jair Bolsonaro recebeu 50,81% dos votos válidos (24.723), contra 49,19% (23.934) do candidato eleito Lula. Quase 4,8% dos eleitores de São Sebastião que compareceram à urna não votaram em nenhum dos dois candidatos à presidência: foram 871 votos brancos e 1.564 votos nulos.
Para governador, Tarcísio recebeu 51,72% dos votos válidos em São Sebastião (23.718), contra 48,28% de votos em Haddad (22.141). Mais de 10% dos eleitores da cidade que compareceram à urna não votaram em nenhum dos candidatos ao governo: foram 2.323 votos brancos e 2.910 votos nulos.
Ubatuba
Em Ubatuba, Jair Bolsonaro recebeu 63,22% dos votos válidos (33.967), contra 36,78% (19.763) do candidato eleito Lula. Quase 5% dos eleitores de Ubatuba que compareceram à urna não votaram em nenhum dos dois candidatos à presidência: foram 935 votos brancos e 1.859 votos nulos.
Para governador, Tarcísio recebeu 63,46% dos votos válidos em Ubatuba (32.306), contra 36,54% de votos em Haddad (18.600). Quase 10% dos eleitores da cidade que compareceram à urna não votaram em nenhum dos candidatos ao governo: foram 2.237 votos brancos e 3.380 votos nulos.
Apoio dos prefeitos da região
No segundo turno das eleições, todos os prefeitos do Litoral Norte manifestaram apoio a Tarcísio para governador de São Paulo. Já em relação à presidência, o prefeito de Ilhabela Toninho Colucci (PL), a prefeita de Ubatuba Flavia Pascoal (PL) e o prefeito de São Sebastião Felipe Augusto (PSDB) apoiaram Bolsonaro. O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior (MDB) não manifestou apoio a nenhum dos dois candidatos à presidência.
No primeiro turno, os prefeitos da região (com exceção de Colucci) haviam feito campanha pela reeleição do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e não manifestaram apoio a nenhum candidato à presidência. O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci foi o único que apoiou o governador eleito Tarcísio de Freitas desde o primeiro turno.
Por Renata Takahashi / Redação Tamoios News