Os moradores de uma residência no bairro Poiares, na cidade Caraguatatuba – SP, acordaram com uma surpresa na manhã de sexta-feira (10), um gambá dormindo dentro do tanque da lavanderia.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e com o uso das técnicas adequadas e equipamentos de segurança, realizou a captura de forma segura, garantindo a integridade do animal e dos moradores.
Após a captura, o gambá foi avaliado e, em seguida, solto em seu habitat natural, conforme o procedimento padrão de manejo de fauna silvestre.
A ação demonstra mais uma vez o compromisso do Corpo de Bombeiros com a preservação da fauna e o bem-estar da população de Caraguatatuba.
Gambá/Saruê
Gambá ou Saruê referem-se ao mesmo animal, é um mamífero marsupial encontrado na América do Sul. Os saruês são animais noturnos, dormem entocados durante o dia e são solitários, a mãe cria os filhotes sozinha, que no início permanecem aderidos às mamas dentro da bolsa (marsupio), e depois, ainda filhotes, se agarram aos pelos nas costas da mamãe e seguem de carona. Já maiorzinhos, vão se desprendendo da mãe e tentando sobreviver em carreira solo. A mãe saruê tem de 9 a 11 filhotes, mas somente uma média de dois sobrevivem. Entre outubro e novembro é muito comum observarmos adultos e filhotes, sobretudo órfãos por algum tipo de acidente com a mãe, que são mortas muitas vezes por cachorros ou pessoas que os confundem com ratos.
Se alimentam principalmente de frutas e pequenos animais. Eles são imunes ao veneno de cobras (jararacas, cascavéis e corais) e são predadores desses animais, funcionam como reguladores ecológicos, principalmente em áreas florestadas dos centros urbanos. Eles mordem na cabeça ou na região do pescoço da cobra e iniciam a ingestão comendo esta parte primeiro. Sem contar que os saruês também têm papel importante no controle de carrapatos (transmissores da febre maculosa), pois estes fazem parte de sua dieta.