Cidades

Bombeiros celebram seu dia reafirmando compromisso de zelar pela vida

Tamoios News
Marcello Veríssimo
Marcello Veríssimo

Fachada do posto dos Bombeiros em São Sebastião

Profissionais trabalham felizes na função; trotes telefônicos representam 60% dos chamados e é crime

Por Marcello Veríssimo

Eles podem ser considerados anjos. Salvam vidas na terra, na água ou até mesmo no ar, como no caso de acidentes aéreos, e nesta quinta-feira (2) são lembrados e reconhecidos pelo Dia Nacional dos Bombeiros.

Dividido em duas unidades – o grupamento também conta com a ação do Grupamento de Bombeiros Marítimos, que continua sendo carinhosamente chamado de Salvamar Paulista – possui missão e compromisso nobres: ser responsável pela defesa da vida, do meio ambiente e de patrimônios públicos e privados.

O novo tenente responsável pelo comando do 4°subgrupamento do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte, Raphael Brito, disse com exclusividade para o Portal Tamoios News que a região já recebeu um novo reforço na frota. Trata-se do chamado autotanque, que vai ajudar no transporte de água durante emergências de incêndio. A unidade aguarda a visita do governador Geraldo Alckmin para fazer a entrega oficial. Para o tenente é um reforço importante por ser uma viatura de apoio no combate a incêndios e queimadas, que aumentam nessa época do ano.

O Litoral Norte possui atualmente 47 bombeiros distribuídos nos quatro municípios. 24 em Caraguatatuba, 21 em São Sebastião, 17 em Ubatuba e 20 em Ilhabela. Eles atuam em postos e bases. O 1°posto fica em São Sebastião, o segundo em Caraguatatuba; Ilhabela e Ubatuba contam com bases operacionais.

Apesar de todo o trabalho destes profissionais para zelar pela vida humana, existem “pedras no caminho” como em toda a profissão, o que não é capaz de tirar a satisfação de trabalhar com o que se gosta. Exemplo disso são os trotes de chamadas telefônicas. “60% das ligações que recebemos é trote. Até para gato na árvore nós vamos. Apenas 20% em média são telefonemas para orientações [casos que podem ser resolvidos pelo telefone mesmo], e 10% terminam na ocorrência”, disse o tenente, que lembrou ainda da importância do trabalho, muitas vezes, em integração com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que prioriza emergências médicas, diferentemente dos bombeiros. “No caso de um acidente de trânsito, por exemplo, com vítimas presas às ferragens, somos nós que fazemos, retiramos a vítima das ferragens e realizamos o encaminhamento”. O SAMU, no caso, cuida da saúde integral do cidadão.

Transferido de São Paulo, o novo tenente trabalha há aproximadamente três meses na região, que pertence ao 11°GB (Grupamento de Bombeiros), com sede em São José dos Campos, na Região do Vale do Paraíba. Saído de uma megalópole para uma cidade menor, onde acontecem menos ocorrências, recorda um episódio engraçado “que não tem preço que pague”. “Uma criança de 5 anos ficou com o cadarço preso na saída do elevador e, chorando muito, não queria que muitas pessoas ficassem ao redor, pedi que todos saíssem, conversei com o menino e ele me disse que estava usando a meia da irmã, não querendo que ninguém olhasse a meia da Hello Kitty; cortei rapidinho e ninguém viu a meia”.

Grupamento Marítimo – Tão importante quanto a função de bombeiro em nossa região, com suas belas praias, os guarda-vidas são mais do que necessários para garantir a segurança nas areias efervescentes do litoral paulista.

027 bomb meio

No verão deste ano, somando os GVT’s (Guarda Vidas Temporários) as praias foram protegidas por 280 profissionais. Os GVT’s são civis com aptidão física adequada, treinados e capacitados pelos oficiais, que são contratados para auxiliar o salvamento nas praias durante a alta temporada. “Ubatuba é a segunda cidade do estado com o maior número de salvamentos, São Sebastião a terceira, só perdem mesmo para o Guarujá”, disse o capitão João Rapaci, responsável pelo comando da unidade dos mares na região.

Balanço mostra que no último ano as ocorrências de salvamento aumentaram cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado nas praias da região. Em 2014 foram 3.300 salvamentos, sendo 509 em Ubatuba, 393 em São Sebastião, 70 em Caraguatatuba e aproximadamente 50 em Ilhabela. Em 2013, o GB contabilizou 3.179 salvamentos: 560 em Ubatuba, 451 em São Sebastião, 60 em

Caraguá e45 no arquipélago de Ilhabela. Guarujá, na Baixada Santista, é a recordista com 1.200 salvamentos no ano passado. “Depois que você atua como guarda vida nunca mais verá a praia da mesma forma. Por mais que você vá à praia na folga, antes de montar seu guarda-sol vai olhar ao redor para ver se está tudo bem”, disse Rapaci.

A imprudência dos turistas continua entrelaçada ao índice de ocorrências. De acordo com o capitão, prevalece sempre a premissa básica do lema dos bombeiros marítimos: “Água no umbigo, sinal de perigo!”. Rapaci explica que o turista precisa ficar atento, já que após ultrapassar a altura do umbigo o banhista pode perder o equilíbrio, os pés começam a não tocar o fundo, “aumentando as chances dos banhistas serem arrastados pela correnteza”.

Ponto favorável para diminuir essas estatísticas é que durante os meses de inverno, após o termino da alta temporada, caem ocorrências na areia predominando ocorrências com embarcações e em costeiras, por exemplo. “A demanda maior começa a partir de setembro quando começa esquentar, a temperatura da água fica mais agradável, atraindo os turistas”, conta o capitão.

Ele ainda alerta aos pais de crianças pequenas para que fiquem atentos aos pequenos e não deixem de colocar a pulseirinha de identificação, distribuídas o ano inteiro, “que ajuda muito na localização”, completa Rapaci.

O Dia Nacional do Bombeiro foi decretado oficialmente no Brasil no dia 2 de julho de 1954. A corporação, que é ligada à Polícia Militar, pode ser acionada pelo telefone 193 em todo o território nacional.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.