Caraguatatuba Cidades

Câmara de Caraguatatuba inicia nova gestão corrigindo falhas estruturais

Tamoios News
Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba - Vereador Antônio Carlos Junior

A Câmara Municipal enfrentou desafios significativos no início do ano, quando Antonio Carlos Junior assumiu a presidência no dia 1º de janeiro. Segundo ele, o cenário encontrado no dia 2 de janeiro era de total desestruturação, com falta de alvará de funcionamento (AVCB), sistemas fora do ar, telefones inoperantes e computadores em condições precárias. Em pouco mais de 45 dias, uma série de medidas foram adotadas para garantir o pleno funcionamento do Legislativo e proporcionar melhores condições de trabalho para vereadores, servidores e munícipes.

Entre as principais ações adotadas, o presidente destacou a rescisão de contratos antigos e a abertura de novos processos licitatórios com total transparência, garantindo que os gastos sejam apresentados em prestação de contas. “Estamos trabalhando ativamente, rescindindo contratos antigos e, agora, licitando novos com total transparência. Todos terão acesso às informações sobre esses processos”, afirmou Antonio Carlos Junior.

A reforma administrativa também se destaca como um ponto essencial para a modernização da Câmara. Atualmente, a Casa conta com 17 servidores de carreira, sendo que 11 estão em abono de permanência. A grande quantidade de cargos comissionados, em comparação ao número de servidores efetivos, é um problema que precisa ser resolvido. “A reforma administrativa é fundamental para reestruturarmos a Câmara e prestarmos um serviço de qualidade, garantindo que as contas sejam aprovadas pelo Tribunal de Contas”, explicou o presidente.

Para isso, estão sendo realizadas reuniões constantes com servidores de carreira e especialistas na área. “Estamos debatendo a reforma administrativa e discutindo também a realização de um novo concurso público, que é uma das metas dessa gestão”, destacou Antonio Carlos Junior. A principal meta é melhorar a estrutura do Legislativo para atender com mais eficiência a população, vereadores e assessores.

Além da reestruturação interna, a Câmara também avançou na transparência e acessibilidade. A TV Câmara passou por melhorias e está funcionando plenamente, permitindo que a população acompanhe as sessões ao vivo e que os vereadores utilizem a plataforma para divulgar seus projetos e ações. Além disso, a transmissão das sessões pelo Facebook foi retomada, ampliando ainda mais o alcance e a participação popular.

Apesar das mudanças, algumas polêmicas surgiram, mas Antonio Carlos Junior reforça que todas as ações estão sendo realizadas dentro da legalidade. “Há muitos boatos circulando, mas todas as compras e contratos estão sendo feitos com transparência, visando sempre melhorar as condições de trabalho dos servidores e oferecer o melhor atendimento à população”, afirmou.

“A Câmara Municipal segue firme em seu compromisso de fortalecer sua estrutura e consolidar um Legislativo mais transparente, acessível e eficiente para toda a cidade”, concluiu Antonio Carlos Junior.

Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba