Cidades Ubatuba

Câmara de Ubatuba faz B.O. após identificar ataque cibernético na enquete da consulta pública sobre construção de Hospital

Tamoios News
Câmara municipal de Ubatuba

Em sessão ordinária realizada na noite terça-feira, 07/10, o Presidente da Casa de Leis de Ubatuba, Gady Gonzalez, informou sobre um grave incidente de segurança que comprometeu a votação da enquete da Consulta Pública referente à proposta de empréstimo de R$ 170 milhões para a construção do novo Hospital Municipal. E anunciou as medidas adotadas após a identificação de um ataque cibernético comprovando indícios de invasão e manipulação indevida no sistema de votação no site oficial da Câmara.

Ao verificar irregularidades, a Câmara determinou a suspensão imediata da consulta pública e uma análise forense interna aprofundada. O Relatório Técnico, concluído em 30 de setembro de 2025 e referendado pelo Controle Interno em 06 de outubro, confirmou as suspeitas de fraude:

– 239 votos forjados foram identificados e removidos, representando 14,7% do total de votos.

– 100% desses votos fraudulentos foram direcionados para a opção “SIM”, numa clara tentativa de manipular o resultado em favor do empréstimo.

– A fraude foi orquestrada a partir de 15 endereços de IP distintos, com maior concentração nos dias 27 e 28 de setembro.

A ação rápida da Câmara impediu que o resultado fosse artificialmente invertido. Se a fraude não fosse detectada, o placar estaria 50,96% a favor do “SIM”. Com a remoção dos votos falsos, o resultado genuíno da Consulta Pública é o seguinte: 790 votos “NÃO”, totalizando 57,66% e 580 votos “SIM”, totalizando 42,34%.

Diante da gravidade do ocorrido, que configura o crime de invasão de dispositivo informático, o presidente determinou ações imediatas e enérgica, registrou boletim de ocorrência  n° 0Q1666-1/2025 na Delegacia de Polícia Civil de Ubatuba, em 06 de outubro de 2025, com o relatório técnico anexo para subsidiar a investigação.

A Câmara está prestando total apoio à Polícia Civil para a investigação e a identificação dos responsáveis por este ataque, garantindo que as medidas legais cabíveis sejam aplicadas com o máximo rigor.

E também o fortalecimento da segurança digital, que foram identificadas no sistema e estão sendo corrigidas imediatamente. O setor de Tecnologia da Informação já está implementando, com urgência máxima, novas medidas de segurança, como autenticação obrigatória (CPF), validação de IP, rate limiting e sistemas de Captcha, antes de qualquer nova consulta pública eletrônica.

O Presidente da Câmara reiterou o compromisso inegociável de toda a Casa de Leis com a integridade, transparência e segurança dos processos democráticos. “Deixo claro o meu compromisso pessoal e o de toda esta Casa de Leis em envidar todos os esforços, em conjunto com as autoridades policiais, para identificar os responsáveis por este ataque vil e garantir que as devidas medidas legais cabíveis sejam aplicadas com o máximo rigor. Não permitiremos que a voz do povo seja calada ou manipulada” afirmou o Gady Gonzalez.

A Câmara Municipal continuará a dar ampla publicidade a este incidente e às medidas corretivas, garantindo que a vontade popular seja respeitada e protegida.

Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba