Na tarde da segunda (19), o plenário da Câmara Municipal de Ubatuba foi palco da abertura oficial do Programa de Treinamento Operacional (PTO) da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), considerado o maior e mais importante treinamento de operações aéreas da instituição no país. O evento faz parte das duas semanas intensas de atividades com foco no aprimoramento técnico dos agentes envolvidos em missões aéreas de segurança pública.
O programa de treinamento teve a mesa composta por diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, vereador Gady Gonzalez, o chefe da Divisão de Operações Aéreas do DPRE, PRF Zafenate Panéla Carvalho Lima, o superintendente da PRF em São Paulo, PRF Edson José Almeida Junior, a prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ubatuba (CONSEG), Mohamad Ramadan El Ati, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em São Paulo, St. Otavio José Cardoso de Oliveira, o tenente Sérgio representando a Polícia Militar, o delegado seccional André Castilhas representando a Polícia Civil, Mayara Rabelo representando o SAMU, o inspetor comandante Ramos representando a Guarda Civil Municipal, Anderson Gonçalves Francisco representando a concessionária CCR, e o CEO da Rede Voa, Fernando Jeronimo.
Com 70 servidores de todas as regiões do Brasil e cinco helicópteros operacionais, o treinamento seguirá até o dia 30 de maio, incluindo uma série de exercícios teóricos e práticos. Dentre as atividades programadas, destacam-se manobras de rapel, salvamento aquático, combate a incêndio, tiro embarcado, transporte de carga externa, pousos em áreas restritas e um simulado de atendimento a múltiplas vítimas em plena BR-101.
Este ano, o PTO acontece em um momento especial: a celebração dos 25 anos da Divisão de Operações Aéreas da PRF. Desde sua criação, a DOA tem sido referência em inovação, eficiência e compromisso com a segurança pública, atuando em operações de patrulhamento, resgates, transporte de órgãos e apoio a missões humanitárias. A escolha de Ubatuba como sede do PTO 2025 reforça a importância estratégica do município para a segurança viária e o resgate em áreas de difícil acesso, especialmente no litoral e em regiões de serra.
A realização do treinamento foi considerada um sucesso, reunindo autoridades, forças de segurança e representantes da sociedade civil, num momento simbólico de integração, troca de experiências e fortalecimento das ações conjuntas em prol da vida.
Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba