A reportagem do Tamoios News entrou em contato com os caminhoneiros que estão parados na subida da Serra na Rodovia dos Tamoios, desde às 20 horas de quarta-feira (08/09). Eles informaram que a paralização se deve ao aumento do preço dos mantimentos e do combustível e principalmente em apoio ao presidente Bolsonaro. Aproximadamente 100 caminhões estão no local, os carros estão liberados.
Geraldo Morais proprietário de uma transportadora diz que “o principal motivo da paralização é a interferência do Supremo Tribunal Federal, de alguns deputados e senadores no governo federal, esse jogo político está prejudicando o andamento em todas as áreas. O governo federal está tentando consertar as coisas mas devido essas interferências não consegue levar nada pra frente”.
Segundo Morais a principal reinvindicação dos caminhoneiros é ter um Supremo Tribunal Federal justo. “Cada um no seu quadrado, existe um abuso de poder do STF, “soltam pessoas que foram presas em segunda instância por órgãos federados e mandam prender pessoas com liberdade de expressão”. E as outras reivindicações são: baixar ou colocar um preço fixo no ICMS e a extinção do PPI – Política de Paridade de Preço de Importação. “Um carro de passeio faz 10 a 15 km com um litro de combustível, um caminhão faz 2 km”, comenta.
Os caminhoneiros pedem que a população os ajudem e não corram para os postos, eles garantem que não haverá falta de mantimentos e nem de combustíveis.
A partir das 2 horas da manhã eles irão paralisar os caminhões que estarão descendo a Rodovia dos Tamoios.