Novidade deste ano é a inclusão de professores no público alvo da campanha
Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba
Começa na segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em todas as cidades do Litoral Norte. A campanha segue até o dia 26 de maio e tem como novidade a inclusão de professores no grupo de risco e que, portanto, também precisam ser imunizados.
As cidades devem seguir o cronograma do Ministério da Saúde, com as etapas de vacinação para os grupos prioritários. A partir de 17 de abril, por exemplo, serão imunizados os trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados e os idosos com mais de 60 anos; a partir de 24 de abril será a vez das gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menos de cinco anos e indígenas; a partir do dia 2 de maio para pacientes com comorbidades; e a partir de 8 de maio para professores e todos os outros grupos anteriores.
A vacina trivalente segue protegendo contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. A meta é vacinar 90% do público alvo da campanha, que prioriza crianças de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde (com apresentação de crachá ou holerite e mais documento com foto); indivíduo com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas (mediante apresentação de prescrição médica) e professores da rede pública e privada (com apresentação de crachá ou holerite, mais documento com foto).
Contraindicação
O Ministério da Saúde informa que a vacina contra Influenza é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores; com alergia aos componentes da vacina ou com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.