Copa 2018 Litoral Norte

Campeão do Mundo “curou” o joelho em Caraguá 

Tamoios News

Dino Sani tratou joelho com areia monazítica da praia da Mococa

Por Salim Burihan

O campeão do mundo de 1958, Dino Sani, tratou de grave lesão do joelho em Caraguá. Dino era um jogador de renome internacional, quando esteve na cidade, na década de 60, para tratar a lesão.

Dino, Didi e Feola

Ele já havia atuado pela seleção brasileira- tinha sido campeão do mundo em 1958 e com passagens pelo São Paulo e Palmeiras. Na época, era jogador do Milan da Itália, clube onde conquistou os campeonatos italianos de 1961 e 1962 e da Taça Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA) nos anos de 1962 e 1963.

Dino Sani enfrentava um problema muito sério em seu joelho. Chegou aqui em Caraguá, orientado por um médico para tratar a lesão nas areias monazíticas da Praia da Mococa. Ele chegou à cidade, acompanhado de sua esposa dona Elza.

Logo fez muitas amizades, entre elas, com o Durval Marques de Jesus, na época goleiro do XV de Novembro; e, com vários torcedores do São Paulo, clube que Dino atuou, entre eles, João Baiano e Bendito Deroce, o Iaiá.

Dino participou de almoços e jantares na cidade Fotos- Arquivo pessoal

 

O jogador tinha feito vários tratamentos, sem sucesso. E, veio à Caraguá, para tentar curá-lo, na areia monazítica da praia da cidade.

A lesão lhe impedia de praticar um futebol de alto rendimento. Dino Sani ia diariamente até a Mococa, sentava-se na praia e aplicava grossas camadas de areia sobre o joelho lesionado.

O jogador foi muito paciente e dedicado. Passava horas e horas, sentado na areia da praia, aplicando aquela areia de cor escura sobre o joelho lesionado.

A presença de um campeão mundial e jogador de renome internacional fez com que ele recebesse inúmeras homenagens na cidade.

Dino sendo homenageado por políticos, comerciantes e desportistas

Foi homenageado no E.C.XV de Novembro e na Câmara Municipal por políticos e comerciantes. Participaram das homenagens políticos como os ex-prefeitos Matheus, Boneca e Altamir Tibiriça Pimenta e comerciantes como Neno Fida, José de Almeida Barbosa e Jorge Burihan, entre outros.

Dino se aposentou como jogador no Corinthians  1969, assumindo o comando técnico da equipe, substituindo na época, Osvaldo Brandão. Continuou no futebol como técnico.O tratamento parece que deu certo e Dino recuperou-se da lesão e retornou ao futebol italiano. Logo depois, deixou a Itália, retornou ao Brasil para defender o Corinthians, ocasião em que retornou a cidade para rever os amigos, acompanhado de sua esposa dona Elza e de seu filho Júnior.

Como técnico fez sucesso, sendo campeão bi campeão uruguaio (Penarol) e tri campeão gaúcho (Internacional). Lançou jogadores como Falcão, Carpeggiani, Jorge Mendonça, entre outros. Dirigiu ainda a seleção do Qatar.

 

Areia

A praia da Mococa, em Caraguatatuba, tem entre suas principais atrações a areia monazítica utilizada no tratamento de artrites (inflamações nas articulações).

A areia monazítica contém os minerais tório e urânio, responsáveis por sua radioatividade. A areia espalhada sobre as inflamações produz uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sanguíneo na região afetada.

Os médicos afirmam que não há qualquer problema quanto ao tempo que as pessoas devem ficar em contato com a areia, pois o nível de radiação é muito baixo.

A areia monazítica também é procurada por quem tem dores reumáticas. A areia monazítica da Mococa é pouco explorada turisticamente.

Deixe um Comentário