O Canal de São Sebastião registra movimentação atípica de navios nesta quarta(12).
Dez embarcações estão fundeadas no Canal entre São Sebastião e Ilhabela.
Cinco navios se destinam ao porto comercial; quatro embarcações nas operações de carga e descarga de derivados de petróleo no Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso) e um navio de turismo, o Costa Favolosa, atracado na Ilha.
No porto comercial, o Taiba já carregou 3.100 animais para levar para a Turquia; o Momi vai descarregar 31 mil toneladas de barrilha; o Pollaris, aguarda para embarcar 7.200 animais para a Turquia; o Giovani aguarda para descarga de 5 mil toneladas de big bags; e, o Panamá está aguardando para descarga de 22,3 mil toneladas de cevada.
Os navios Rio Grande, Fortaleza, Eagle Paraná e Afrodite operam ou aguardam o início das operações no Tebar. Não se sabe se os navios participam da operação ship to ship- transferência de produtos de um navio para outro.
Este tipo de operação foi iniciado no ano passado no Tebar. Segundo a Petrobras, as operações deste tipo devem elevar em 30% a movimentação no terminal.
Questionada por ambientalistas, a Petrobras garante que a segurança da operação ship to ship, que segundo a empresa, obedece a padrões internacionais, a exemplo da que é feita dos navios para o terminal.
O navio de cruzeiros Costa Favolosa atracou na Ilha com 3.700 turistas. Deve permanecer até às 19 horas e seguir em destino à Angra ou Búzios.