Caraguatatuba Educação São Sebastião

Volta às Aulas: São Sebastião lança portal “Conexão Educa São Sebastião”

As secretarias de Educação de São Sebastião e Caraguatatuba recepcionaram seus professores para a volta às aulas em 2019. Em São Sebastião, a novidade foi o lançamento de um portal educacional; em Caraguá, o prefeito Aguilar Junior anunciou que o pagamento da progressão da categoria será efetuado ainda este ano.

São Sebastião

Em São Sebastião, os professores da rede municipal de ensino foram recepcionados para a volta às aulas, ontem (04) e hoje (05), no Teatro Municipal de São Sebastião. O intuito foi prepara-los para mais um ano letivo, com a ajuda de palestras e apresentação de materiais.

Na ocasião ocorreram as apresentações de duas novidades. Uma delas foi o portal “Conexão Educa São Sebastião”, que tem como função filtrar para os professores interesses de sua área de atuação, fornecer informações sobre a educação sebastianense, e disponibilizar conteúdos pedagógicos de seu interesse.

Secretario Fábio Aranha divulgou as novidades aos profissionais da Educação de São Sebastião

 

Para o secretário Fábio Aranha, o “Conexão Educa São Sebastião” era um antigo sonho da Secretaria de Educação.  “O portal será um canal de comunicação com toda a rede e com a população local. vai integrar a secretaria, os professores, as escolas, os pais, além de fornecer conteúdos pedagógicos. É um grande avanço para a secretaria, diretores e professores”, comentou.

Ao acessar o portal, através do endereço www.conexaoeducass.com.br, diretores e professores poderão obter informações da secretaria, notícias das escolas, projetos e programas da secretaria, acesso a aplicativos para alunos e professores e a conteúdos pedagógicos.

A outra novidade trata-se do “LDM – Laboratório Didático Móvel”, que tem como objetivo proporcionar a alunos e professores experiências práticas dentro e fora da sala de aula, dispensando a necessidade de se ter uma sala própria para um laboratório. Serão 33 LDM’s entregues para todas as escolas de ensino fundamental I e II, possibilitando diversas atividades para várias matérias.

Já as palestras abordaram temas importantes para os educadores. Os professores que ganharam o “Prêmio Educador Sebastianense” e foram aos Estados Unidos no ano passado para um intercâmbio, conversaram com docentes e contaram as experiências adquiridas com a viagem, além de incentivar os professores a participarem do concurso.

“A BNCC e os desafios da educação no Brasil contemporâneo” foi palestrada pelo professor, doutorando em História Social e Mestre em Ciências da Religião, Vagner Aparecido Marques. Foi proposta uma análise histórica para a compreensão do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, sua implementação, os desafios para ser aplicada no cotidiano, além de provocar os professores sobre seu papel como agentes transformadores.

Em seguida foi a vez do professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez, com a palestra “Porque é tão difícil mudar?”, onde foi discutido por que o ser humano tem dificuldades em mudar hábitos e atitudes para conquistar seus sonhos, abordando os comportamentos automáticos (hábitos) e o planejamento.

Segundo o secretário da Educação, Fábio Aranha, realizar uma recepção para os educadores é fundamental. “Primeiro que a gente estimula o inicio do ano através de formações, por meio de palestras, de conteúdos novos e apresentação de projetos. Esse contexto todo para receber o professor o energiza e muda um pouquinho aquela cara de inicio de ano letivo, deixa realmente o professor mais energizado”, afirmou.

Para a professora Valéria Puertas Takemoto, a recepção foi muito produtiva. “É uma boa forma de a gente começar o ano. Foram muito produtivas as duas palestras. Primeiro conhecendo um pouquinho mais aquilo que vai afetar diretamente o nosso dia que é a BNCC e depois conhecendo um pouquinho mais do ser humano que é nosso objeto de trabalho e melhorando a gente mesmo.”, disse Valéria.

O coordenador da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, Isac Rodrigues, aprovou o evento. “As palestras foram ótimas, motivaram bastante, teve a apresentação do laboratório que foi muito bacana, teve a troca de experiências com os professores que foram aos estados unidos, foi tudo excelente”, contou Rodrigues.

Caraguá

A abertura do ano letivo em Caraguá, ocorreu na sexta(1º), com a  palestra “Os desafios e oportunidades para a transformação da Educação no século XXI”, com o consultor educacional Ton Ferreira, para professores, supervisores e diretores no Teatro Mário Covas.

Ton Ferreira durante palestra dada aos professores de Caraguá

Na parte da manhã, o encontro foi com os profissionais da Educação Infantil, Fundamental I (1.º ao 3.º anos) e Adjuntos. Na parte da tarde, com os do Fundamental I (4.º e 5.º anos), Fundamental II, da EJA e Adjuntos.

O consultor elogiou o desempenho de Caraguatatuba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde que foi criado em 2007, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino..

A professora do 2º ano, na EMEF Profª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), Fabiana Demétrio de Carvalho, disse que se sentiu apoiada e empoderada com a palestra para começar o ano letivo.

“A palestra não só foi motivadora como também trouxe dados importantes sobre o município e sobre aprendizagem. Normalmente já promovo trabalhos em grupo em sala de aula e gostei muito da sugestão de formar grupos incluindo alunos de alto, médio e baixo desempenho para que o resultado seja mais produtivo”, disse.

O prefeito Aguilar Junior esteve na abertura da palestra para dar boas vindas aos professores e anunciou que o pagamento da progressão da categoria será efetuado ainda este ano.

Prefeito Aguilar Junior e secretária de educação, Márcia Paiva, dão boas vindas aos professores e diretores

“Esse é um assunto que não é enfrentado desde 2013 e nossa administração decidiu encará-lo com transparência. Há uma comissão formada por representantes da Prefeitura que está organizando a documentação. Até abril teremos uma definição para efetuarmos o pagamento este ano.”, declarou Aguilar Junior.

Prestes a completar 19 anos de rede municipal, a Secretária de Educação, professora Márcia Paiva, agradeceu ao prefeito pela confiança e reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino oferecido aos alunos, como também na qualificação e atendimento aos professores e funcionários. Anunciou a implantação do diário on-line para todas as escolas que tiverem interesse, a fim de facilitar o trabalho dos professores e eliminar o uso desnecessário de papel.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.