Cidades São Sebastião

Capitão de Fragata Silvio Proença celebra o 54ª aniversário de criação da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião

Tamoios News
Celebração do 54ª aniversário de criação da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião

O capitão da Fragata da Marinha do Brasil, Sílvio Proença, comemorou nesta semana o 54ª aniversário de criação da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião – SP. A celebração aconteceu na sede da Delegacia da Capitania e contou com a presença de várias autoridades, sociedade civil, amigos da Marinha, imprensa, além da tripulação.

Em seu discurso o comandante Sílvio Proença fez um breve relato sobre a implantação da Capitania dos Portos:

“Em 12 de março de 1919, a Marinha do Brasil marcava presença em terras caiçaras, com a implantação da Agência da Capitania dos Portos em São Sebastião. Acertada decisão da Alta Administração Naval, que identificou grande potencial na região, confirmada pela criação do Porto de São Sebastião e do Terminal Almirante Barroso (TEBAR), importantes pontos de escoamento de commodities do país. Tal crescimento fez com que em 19 março de 1971, aquela humilde Agência fosse elevada à categoria de Delegacia. Teve sua sede temporariamente na Ilhabela, porém é justo reconhecer que sua real sede está presente em cada um dos 46 municípios de sua circunscrição. Ao longo desses cinquenta e quatro anos como Delegacia, a dedicação, o esmero, o entusiasmo, a perseverança e o profissionalismo de militares e servidores civis contribuíram para a construção de sua história e a solidificação de seus alicerces junto à Comunidade Marítima local.”

O Capitão de Fragata também agradeceu o apoio recebido pelos diversos setores da Sociedade Civil e Militar, da Capitania dos Portos de São Paulo e do Comando do 8º Distrito Naval:

É importante também salientar todo o apoio de diversos setores da Sociedade Civil e Militar, destacando-se os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estadual e municipais, os Amigos da Marinha, a SOAMAR, a Praticagem, as Marinas, as Entidades Náuticas, os Iates Clubes, os Escoteiros do Mar, as Voluntárias Cisne Branco e todos que, de alguma forma, contribuíram e fazem parte dessa história, fazendo com que a Marinha do Brasil esteja carinhosamente inserida nesta belíssima região. A ajuda permanente de todos é o fator motivacional que nos faz colocar nossa capacidade à prova para encontrar soluções e alternativas com o intuito de melhorar os procedimentos, dando-nos, então, a certeza de que estamos no rumo certo.Contudo, não teríamos alcançado tal respeito e consideração sem o incondicional apoio da Capitania dos Portos de São Paulo e do Comando do 8º Distrito Naval.”

Silvio Proença mencionou os expressivos números das embarcações cadastradas e o trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil:

“Composta por uma aguerrida tripulação motivada e comprometida de homens e mulheres, chama para si expressivos números dos quais citamos as mais de 30 mil embarcações cadastradas, o processamento de cerca de 900 documentos por mês e capacitação de cerca de 2.500 pessoas entre amadores, portuários e aquaviários por ano, além das Inspeções Navais, Vistorias e Salvamentos, atuando, diuturnamente, no desenvolvimento da mentalidade marítima junto à sociedade. Isso muito nos orgulha.”

E encerrou seu discurso com reconhecimento: “Assim, por ocasião de sua data natalícia, registro o meu reconhecimento a cada militar, servidor civil, amigo e parceiro que nesses conveses tenho a honra de receber. Prossigamos com profissionalismo, coragem, dedicação e patriotismo a escrever mais capítulos na história desta querida Delegacia.”

Celebração do 54ª aniversário de criação da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião

Redação/Tamoios News