Atendendo a um chamamento do Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 13 e 14 de dezembro o 1º Fórum contra a Violência, que será realizado da Faculdade Módulo, no centro.
O tema do Fórum será “Cuidar, Prevenir, Proteger e Responsabilizar – Um desafio para a rede”. O público esperado para o evento deverá ser formado por professores de instituições de cuidados com crianças, mulheres e idosos, usuários dessas instituições, entre outros profissionais ligados à área.
Para a psicóloga e presidente do Comviv, Lídia Ferreira, o objetivo do Fórum é dar um “start” para que a administração pública inicie um trabalho de fortalecimento como rede de apoio. “Precisamos aprender a trabalhar em conjunto e esse é o início das ações que serão desencadeados em 2019”.
Foi confirmada a participação de diversos palestrantes.
Confira a programação:
Dia 13 – 18h: Abertura Oficial às 18h, com uma breve fala sobre Direitos Humanos.
Dia 14 – 8h30: Palestra “Criança e adolescente no cenário da violência doméstica contra a mulher – causas e consequências”, com Dr. Yuri Giuseppe Castiglione, assessor do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva e Coordenador do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial.
9h40: Palestra “Outros tipos de Violência contra o Idoso”, com a Dra. Yeda Oliveira Duarte, professora da USP e CCRI .
10h50: Palestra “Enfretamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: conceitos e desafios”, com a Dra. Fabíola Sucasas, promotora de Justiça e assessora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e Tutela Coletiva.
12h: Almoço
13h30: Diego Oliveira, integrante da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo – APOGLBTSP – Arco Iris.
14h40: Dra. Fátima Aparecida Ribeiro, médica e Dra. Débora Assis de Oliveira Furlan, técnica de Vigilância de Violências Acidentes (VIVA) e criadora do Núcleo VIVA a Paz de São José dos Campos – Cuidar, Prevenir, Proteger e Responsabilizar.
Serviço:
Módulo Centro – Av. Frei Pacífico Wagner, 653