Caraguá preparou um domingo especial em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres
Por Regis Thiado
Há tempos existe um grande debate sobre a criação do dia 8 de março, onde se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Para muitos a história da morte das mulheres em 1857 trancadas na fábrica e incendiadas vivas é um mito.
Mito ou não, o dia 8 tornou-se uma marca histórica para as mulheres e isso que importa. Lutas feministas com diversas bandeiras levantadas em várias passeatas realizadas, mulheres foram mortas em prol de um ideal – Liberdade sexual, social e cultural.
Para que essa luta não seja esquecida, Caraguatatuba iniciou o dia 08 de forma diferente. Ás 8h, mulheres se organizaram na praça de eventos para uma caminhada. No evento teve medição de glicemia e um breve aquecimento antes de iniciar a passeata. Durante o percurso notou-se a presença de muitos homens ao apoiarem suas esposas e namoradas, além de crianças e até um cachorro chamado Pingo.
Com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Trafego), a caminhada foi guiada por um carro de som e pelo DJ. Miro Soares onde, durante o percurso parabenizava as mulheres pelo seu dia, além de realizar algumas imitações como a do apresentador Silvio Santos e do ex-jogador de futebol Ronaldo fenômeno.
Cada um tinha seus motivos para estarem presentes nessa data comemorativa. Considerada a mulher mais idosa da passeata, a senhora Ofir F. Barbosa, 76 anos “é muito importante o dia de hoje, só o fato de ser mulher e Deus dar para mulher a capacidade gerar filhos, eu tenho apenas que agradecer, eu tenho 4 filhos, 7 netos e 6 bisnetos”. Já para Edna Sues, com seus 55 anos diz “que a data deve ser lembrada, afinal, a verdadeira razão desta data foram por causa das lutas das mulheres pelos seus direitos, não por causa das mulheres barbies, mas por coisas mais importantes”.
A caminhada terminou com mulheres se abraçando e um pequeno sorteio com objetos e brindes doados por alguns comércios da cidade. Toda mulher recebeu uma rosa para guardar de recordação desta data tão importante.