A prefeitura informa que o prazo para as inscrições para o processo seletivo da Guarda Mirim foi prorrogado até esta segunda(14), às 12 horas.
Foram disponibilizadas 30 vagas e o edital completo está disponível no Diário Oficial Eletrônico (Edição 68), no site da Prefeitura de Caraguatatuba. As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônicohttp://caraguatatuba.sp.gov.br/guardamirim/.
Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 16 anos e 11 meses; morar em Caraguatatuba por no mínimo três anos; estar matriculado e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular mediante apresentação de documento que comprove bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); ter renda familiar de até três salários mínimos.
Mais vagas
Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.
O programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim terá um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.
Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrados por uma instituição ainda a ser escolhida, mediantes a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.
A sede do programa deverá ser no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.
Atualmente, a Guarda Mirim já atende 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018.
O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.