Cidades

Caraguá intensifica combate contra a dengue

Tamoios News

Caraguá contrata agentes temporários para ajudar no combate contra a dengue

 

Por Regis Thiago

 

Ao declarar estado de emergência e de calamidade pública na cidade de Caraguatatuba, a prefeitura intensificou seu combate contra a dengue. O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) reforçou seu grupo com a abertura de contratações temporárias para se realizar atividades de vistoria, prevenção e controle.

A fiscalização será reforçada em casas, comércios e escolas. Os proprietários das residências de veraneio serão notificados com informações sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito. Além da nebulização em alguns bairros e capina, o combate á dengue envolve conscientizar todos na comunidade. As operações não se limitam apenas nisso, há a retirada de criadouros dentro e fora das casas.

A Operação Bota-Fora atua na retirada de objetos que acumulam água em diversos pontos do município.  O trabalho não se restringe apenas nos dias da semana, mas, também é realizado aos finais de semana.  A ação realizada desde o dia 06/02, já passou pelos bairros Olaria, Casa Branca, Massaguaçú, Travessão, Tinga, Jaraguazinho, Morro do Algodão, Pegorelli, Martim de Sá, Perequê-Mirim, Jetuba e Praia das Palmeiras.

Até o momento já se coletaram aproximadamente 200 caminhões com objetos e materiais deixados pelos moradores nas calçadas, antes e durante a operação. Todo material recolhido é levado ao Aterro de Triagem e Transbordo (ATT), localizado no bairro Pegorelli. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, em um dos seus últimos levantamentos, de Janeiro até dia 03 de março, foram registradas 1.995 notificações.  Deste registro, 754 foram positivas, 842 negativas, 399 estão em investigação e 1 morte confirmada por Dengue Hemorrágica.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (06/03), até o dia 28 de fevereiro o Brasil registrou 174.676 notificações de casos suspeitos da dengue.

Verifique focos da dengue

Pneus abandonados em terrenos baldios, calhas, vasos, recipientes plásticos, tambores e latas descartadas.

Reduza as chances de ser picado

Use mangas compridas, calças ou vestidos longos. Use repelente e se possível use mosquiteiro para dormir.

Lembre-se: A dengue mata e para se combate-la é preciso eliminar o criadouro.

Deixe um Comentário