Na manhã de hoje (12), a Prefeitura de Caraguatatuba se reuniu com membros da Colônia Z8 e comunidade local pesqueira junto com o gestor da APA Marinha (Área de Proteção Ambiental Marinha) do Litoral Norte para dar sequência ao plano de construção conjunta do Plano de Manejo. Este documento, que é obrigatório para todas as unidades de conservação, orienta sua gestão e define o zoneamento de todo o território da APA e as normas que devem orientar o uso das mesmas e manejo dos recursos naturais.
No último encontro da APA com as Prefeituras de Litoral Norte, realizado no final de outubro, ficou definido que cada município iria se reunir com suas lideranças e comunidades de pesca artesanal para pontuar aspectos específicos de cada cidade, a fim de garantir que o plano pudesse atender as reais necessidades dos pescadores.
Durante a reunião de hoje (12), o gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), Márcio José dos Santos, falou sobre a importância das áreas de conservação e apresentou as sugestões e normativas de territórios.
Os pescadores presentes puderam realizar seus apontamentos para que fossem apresentadas propostas na próxima reunião, agendada para o dia 28, junto com os municípios de Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e a Fundação Florestal.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, o processo participativo garante um diálogo aberto com os pescadores, que são diretamente impactados no processo. “A gestão do prefeito Aguilar Junior está junto com a comunidade pesqueira e vamos apoiar em todos os pontos para garantir que possam exercer suas atividades de forma sustentável e segura”, destacou.