A partir da próxima quinta-feira (04), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Procon promoverá diversas oficinas gratuitas, com o tema “Consumo e o Idoso”, com o objetivo de alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas.
De forma lúdica e dinâmica, como um bate-papo, será explicado o que é o Procon e sua função; principais orientações sobre consumismo, influência da publicidade, idoso como alvo do mercado de consumo, as agressivas abordagens de venda, entre outros assuntos.
O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.
A primeira oficina será na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê- Mirim, na quinta-feira (04), às 9h. O segundo encontro será no dia 11/4, às 9h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
No dia 24/4, às 9h, é a vez do Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca e no dia 02/5, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim.
Para encerrar o ciclo de palestras, dia 08/5, às 10h, a oficina será Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no bairro Indaiá. Qualquer pessoa pode participar das oficinas.
Serviço
– Dia 4/4 – quinta-feira, às 9h – Associação Lar São Francisco (Rua Emilio Marcondes Ribas, 150 – Perequê-Mirim)
– Dia 11/4 – quinta-feira, às 9h – Ciapi (Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira)
– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)
– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)
– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá)