Saúde e Bem Estar

Caraguá Realiza Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Tamoios News
Luís Gava/PMC
Luís Gava/PMC

Prefeitura investirá 150 milhões em obras que contemplam o Plano de Mobilidade do município

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência define diretrizes estaduais e nacionais

A 2ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada terça (30) promoveu amplo debate sobre as questões que envolvem a pessoa com deficiência no município e as sugestões para a construção de um projeto estadual e nacional, que atenda os anseios neste segmento social. O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, ocorreu no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Na abertura, o prefeito Antonio Carlos disse que até o final do mandato, a Prefeitura de Caraguá investirá 150 milhões em obras que contemplam o Plano de Mobilidade do município. “Nossa prioridade é humanizar o atendimento em todos os serviços prestados ao cidadão e proporcionar inclusão e promover a acessibilidade”, afirmou.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, ressaltou o empenho do prefeito em investir na promoção, valorização, inclusão e bem estar da pessoa com deficiência. “Nessa conferência abordamos a transversalidade e isso significa a união de olhares, ou seja, a gestão unificada entre as secretarias municipais. Debatemos o que queremos promover de políticas públicas para a pessoa com deficiência”, disse.

O presidente do Conselho Municipal, Odair Restani Valentim, disse que a pessoa com deficiência tem que ter espaço na comunidade, estar engajada socialmente, trabalhar e ter lazer. “Estou feliz pela realização dessa conferência e de ver a participação ampla das pessoas”, declarou Valentim.

Em seguida, o público assistiu à palestra “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, com o juiz titular da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco da 5ª Região do Tribunal Regional Federal, Roberto Wanderley Nogueira.

O magistrado contou um pouco de sua vida pessoal e as dificuldades que enfrentou no decorrer da vida pela deformidade que possui em membros superiores e inferiores. Além disso, afirmou que teve uma grata surpresa ao conhecer Caraguá pela política de inclusão adotada pelo prefeito Antonio Carlos. “Já andei em vários municípios e por Estados distintos. Posso afirmar que Caraguatatuba é referência no país”, afirmou.

O juiz em sua abordagem avaliou que somente pela educação das crianças e reeducação dos adultos teremos uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.

037 meio conf idoso caraguá 037 1

“A inclusão não se consegue por decreto, mas pelo coração das pessoas. E é pela educação das crianças e reeducação dos adultos que alcançaremos essa transformação social”, afirmou.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos que debateram três eixos:

Eixo 1 – Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional;

Eixo 2 – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social;

Eixo 3 – A interação entre os poderes e os entres federados.

Em cada um, foram escolhidas e consolidadas 15 propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que se realizará até dezembro deste ano.

Eleitos – No encerramento da conferência foram eleitos três delegados indicados pelo Poder Público e três da sociedade civil organizada para representar as propostas de Caraguá na Conferência Estadual.

A deficiente visual, Luciane Molina, participou pela primeira vez da pré-conferência, da conferência e ainda foi eleita para uma das três vagas de delegado, representando o Poder Público. “Estou muito satisfeita com o resultado. As pré-conferências e a conferência realmente colocaram a pessoa com deficiência como protagonistas. Nós discutimos os problemas e conflitos que enfrentamos no dia-a-dia e estabelecemos as diretrizes”, avaliou Luciane.

Os titulares eleitos do Poder Público são: João Gustavo dos Santos Ângelo, Luciane Molina e Rejane Galvão, todos da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Suplentes: Laura Marciano da Costa (secretaria da Saúde), Vanessa Gois Antunes (secretaria da Educação) e Jeanne Aparecida de Lacerda Barros (secretaria da Educação). Os titulares da sociedade civil organizada são: Benedito Aparecido da Silva (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Maria Aparecida Elias Barros (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE) e Gisele Mantovani Ortega (Instituto Pró+Vida). Suplentes: Marta Borges da Silva Santos (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento), Joara Ferreira Borges (Acalento) e Arleide Valêncio de Melo.

Fonte: Comunicação Caraguá

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.