Curso seleciona 20 guarda-vidas temporários para trabalhar no período
O Grupamento de Bombeiros Marítimo – Salvamar Paulista de Caraguatatuba começou os preparativos para a temporada de Verão 2015/2016. Quarenta guarda-vidas temporários (GVT’s) selecionados participam do curso de capacitação para trabalhar nas praias do município, em conjunto com os agentes do Corpo de Bombeiros, durante o período. A capacitação encerra no dia 21 de outubro.
O trabalho temporário visa diminuir e controlar os casos de afogamentos e mortes de banhistas nas praias durante a temporada de verão. Dos 40 selecionados, 20 serão contratados pela Prefeitura de Caraguatatuba e começam a trabalhar no dia 26 de outubro.
O treinamento é realizado no Posto de Bombeiros da Martim de Sá, das 7h30 às 14h. Os guarda-vidas aprendem temas relacionados às técnicas de pronto-socorrismo, suporte básico da vida, prática de salvamento aquático, prevenção de afogamento e telecomunicações, além de aprimorarem o condicionamento físico.
Balanço – Na temporada de 2013/2014, entre 13 de dezembro de 2013 e 27 de abril de 2014, a contratação dos guarda-vidas temporários pela Prefeitura de Caraguá contribuiu de maneira significativa para o sucesso das atividades de segurança dos banhistas que frequentaram as praias do município.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), apenas um óbito foi registrado em Caraguá no período. As equipes executaram 4.022 prevenções, com 47 intervenções diretas (resgates) para livrar banhistas de situações de risco iminente, evitar afogamentos e outros acidentes.
Segundo o GBMar, de 13 de dezembro de 2014 a 23 de abril de 2015 (temporada 2014/2015), não houve o registro de óbitos no município. Os agentes fizeram 3.847 prevenções, com 42 intervenções diretas para livrar banhistas de situações de risco para impedir afogamentos e outros acidentes.
Os novos guarda-vidas temporários atuarão nas praias das Flecheiras, Romance, Palmeiras, Indaiá, Prainha, Martim de Sá, Capricórnio, Mococa e Cocanha. Eles permanecerão nas praias da cidade até 22 de fevereiro de 2016.
GBMar
O Grupamento de Bombeiros Marítimo, unidade do Corpo de Bombeiros da Policia Militar de São Paulo, é responsável pelas atividades de salvamento aquático e proteção a banhistas nos 15 municípios dos Litorais Norte e Sul, em um total de 650 km de praias.
Os guarda-vidas temporários são contratados, por meio de parcerias com empresas das iniciativas privada e pública, além das Prefeituras do Litoral Paulista durante a temporada de Verão. As parcerias viabilizam a contratação de civis para o reforço do efetivo operacional do Corpo de Bombeiros nas praias e, desta forma, há necessidade de capacitar adequadamente essas pessoas para exercerem atividades específicas de salvamento marítimo e de guarda-vidas por tempo determinado.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá