Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba confirma a 35ª morte por coronavírus

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou nesta quarta-feira(1º) a  35ª morte pelo novo coronavírus no município. Um dos óbitos ocorridos na cidade foi de uma pessoa de Natividade da Serra. Segundo a Secretaria de Saúde, a nova vítima foi um idoso de 61 anos, que tinha comorbidades e foi internado no dia 22 de maio na Casa de Saúde Stella Maris e transferido para o Hospital Regional. Ele faleceu no dia 15 de junho. Os exames deram positivo para covid-19.

Relatório da Secretaria de Saúde aponta que dos 34 óbitos de moradores da cidade, 26 são de idosos acima de 60 anos, ou seja, mais de 75% dos casos. O índice de mortalidade em todos os países em que houve casos da Covid-19 é maior no grupo acima de 60 anos e isso aumenta mais na faixa etária entre 70 e 79 anos.

Nesta quarta-feira(1º), às 18 horas, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde fará uma live para se pronunciar sobre o aumento de casos e mortes pela covid-19 no município. Caraguatatuba é a segunda cidade no Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte em número de mortes, fica atrás apenas de São José dos Campos que contabiliza 93 mortes. Com relação ao número de casos, Caraguatatuba é a sexta entra os 39 municípios que compõem a região do Vale, Mantiqueira e Litoral Norte.

Covid– Caraguatatuba tem 398 casos confirmados e outros 192 em investigação. A prefeitura ainda investiga oito mortes  pela covid-19. Atualmente, 22 pessoas estão internadas em UTI, 19 delas da cidade e outras 40 em leitos de enfermaria, sendo quatro de fora da cidade. Segundo a prefeituras, a taxa de ocupação de leitos UTI é de 56% e de enfermaria de 36%.

Como o idoso deve se prevenir?

O chamado grupo de risco, como idosos, deve adotar as mesmas medidas de prevenção já conhecidas, como distanciamento social, uso de máscaras, constante higienização das mãos, limpeza e desinfecção de alimentos e ambientes e o mais importante, utilizar a Rede de Apoio (pedir ajuda de amigos, vizinhos, filhos para situações em que necessitar sair).

Importante salientar que as pessoas que precisam entrar nas casas onde moram idosos devem ter muito cuidado também, pois o vírus pode ser introduzido no ambiente por elas sem saberem.

Se a pessoa adquirir o vírus somente fica doente depois de dois dias e muitos sequer apresentam sintomas, o que se torna perigoso para os grupos de risco.

A rede hospitalar em Caraguatatuba está preparada para atender a todos, mas este vírus é muito rápido em debilitar as pessoas mais idosas e, muitas vezes, não dá tempo nem do tratamento fazer efeito.