Na última quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou duas etapas de implementação do novo protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus – insulino dependentes no município.
O primeiro dia foi voltado à capacitação de profissionais da rede municipal sobre o uso do sistema de monitoramento glicêmico FreeStyle Libre 2, e o segundo dia foi feita a entrega e instalação dos sensores aos pacientes atendidos pela rede pública. Os eventos foram realizados no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Aproximadamente 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e Agentes Comunitários de Saúde receberam orientações sobre o funcionamento do sensor, processo de cadastro no smartphone do paciente e de seus familiares, além do uso dos sistemas LibreView e LibreLinkUp.
Na sexta-feira (17), quase 25 pacientes receberam treinamento prático e a entrega do sensor de monitoramento glicêmico. O equipamento foi custeado pelo Governo Municipal e é fornecido gratuitamente a crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, conforme indicação médica e da equipe de saúde.
A entrega foi acompanhada pelo prefeito Mateus Silva e pelo secretário de Saúde, Raphael Ghetti. Durante a ação, os pacientes receberam o sensor, que já foi instalado com suporte da equipe técnica, e foram cadastrados no sistema de acompanhamento da Secretaria de Saúde para monitoramento contínuo.
Para Marco Antônio Silva, pai do jovem Lucas, de 13 anos, que faz uso contínuo do sensor para aferir a glicemia, a oferta do dispositivo pela Secretaria de Saúde é um respiro nas contas e uma tranquilidade. “O equipamento não é barato, então ter a oferta pelo poder público dá mais tranquilidade. Além disso, o dispositivo é muito fácil de instalar e é menos dolorido para quem faz uso”, explicou.
Em entrevista, o jovem Lucas explicou a própria experiência com o sensor. “O impacto é grande no começo, mas o uso no dia a dia é muito mais tranquilo. O costume também ajuda a levar uma vida normal. O uso é muito simples e prático”.
O FreeStyle Libre 2 é um dispositivo que realiza leituras automáticas da glicose a cada minuto, com resistência à água e alarmes opcionais para alertas de variação glicêmica. A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do setor de Gestão Farmacêutica e Suprimentos em Saúde, coordenado pela diretora Andréa Aparecida Ferreira Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba