Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba intensifica ações de Combate à Dengue em pontos de grande fluxo

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Agentes de controle de Zoonoses estiveram na sexta-feira, dia 14, na porta das unidades do supermercado Shibata, nos bairros Jardim Jaqueira e Centro, para um trabalho de conscientização junto à população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, entre outros vetores.

Os locais foram escolhidos pelo grande fluxo de pessoas. Na última medição da densidade larvária na região central da cidade, o índice ficou em 3,48 e média do município está em 2. De acordo com o Ministério da Saúde, índice abaixo de 1 é considerado satisfatório, entre 1 e 3,9 como estado de alerta, e acima de 3,9 como risco de surto, de acordo com o índice de Breteau (IB), utilizado para classificar o nível de risco.

Além de distribuir panfletos com dicas de eliminação dos criadouros, os agentes de combate às endemias colocaram à disposição do público frascos com água, mosquitos e larvas vivas para demonstrar o ciclo que provoca infestação e a doença. Também conversaram com as pessoas sobre o programa “Aedes do Bem”.

O município recebeu 50 caixas com ovos do Aedes do Bem — mosquitos machos da espécie Aedes aegypti, que possuem uma característica autolimitante capaz de reduzir a reprodução da própria espécie. A ação faz parte de uma estratégia inovadora e sustentável de controle do vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Os dispositivos foram instalados em diversas ruas e avenidas do bairro Jardim Primavera, na região central da cidade, onde foi detectado alto índice de infestação de larvas na última Avaliação de Densidade Larvária (ADL).

Faça sua parte

Limpeza semanal: Faça uma inspeção semanal na sua casa, dedicando dez minutos para eliminar possíveis criadouros.

Reservatórios de água: Mantenha caixas d’água, tonéis e outros reservatórios sempre bem tampados.

Vasos de plantas: Coloque areia nos pratos de vasos de plantas ou lave-os semanalmente com escova e sabão.

Objetos que acumulam água: Guarde garrafas, baldes e outros recipientes vazios de cabeça para baixo. Elimine água acumulada em bandejas de ar-condicionado e geladeiras.

Lixo: Feche bem os sacos de lixo e descarte-os em lixeiras bem tampadas. Não acumule lixo ou entulho.

Pneus: Guarde pneus em locais cobertos e secos ou descarte-os em locais adequados, como borracharias.

Calhas e ralos: Limpe calhas, lajes e ralos para evitar o acúmulo de água. Instale telas nos ralos, se possível.

Piscinas: Mantenha a manutenção das piscinas em dia e a água tratada e coberta quando não estiver em uso. 

Solicite apoio: Se não for possível eliminar larvas em um recipiente aberto, entre em contato com a vigilância sanitária para solicitar a aplicação de larvicida, caso necessário.

Colabore com agentes de saúde: Permita a entrada de agentes de saúde para que possam identificar e eliminar focos do mosquito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba