A Secretaria de Assistência Social promove nesta sexta-feira (6), das 9h às 12h, uma ação de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A atividade será realizada no Boulevard da Prainha, na Praça Getúlio Vargas Navarro Magalhães.
Com o tema “Trabalho Infantil: Aqui não!”, as equipes do PETI e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estarão no local para orientar e dialogar com a população sobre a importância da prevenção e do combate ao trabalho infantil. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a comunidade, fortalecer a rede de proteção e garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Serão distribuídos panfletos e fixados materiais informativos com orientações sobre a campanha de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil. A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do SEAS.
A proposta reforça que prevenir o trabalho infantil é garantir o futuro das crianças, promovendo um dia de orientação, informação e solidariedade. A participação da comunidade é fundamental para fortalecer as políticas públicas e assegurar um futuro mais justo e seguro para todos.
PETI
Criado em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem como objetivo eliminar o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Em Caraguatatuba, a iniciativa é executada pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de diversos setores e reforça a importância da atuação integrada no combate às violações de direitos.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, com ligação gratuita e sigilo garantido, ou pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, disponível no endereço eletrônico: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/. Mais informações podem ser Fonte: obtidas pelo telefone (12) 3886-2030.
Fonte: Preeitura Municipal de São Sebastião



