Saber o que fazer diante de emergências e desastres causados por eventos geológicos e hidrológicos, garantir a segurança da população, minimizar danos e agilizar o retorno à normalidade são os objetivos do Plano de Contingência da Defesa Civil (Plancon), em qualquer município.
O Plancon é previsto na Lei 12.608, de 2012, é um plano operacional de responsabilidade do município voltado para a preparação de desastres mediante a definição de um cenário de risco local com a participação comunitária.
Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e Defesa Civil promovem nos dias 2, 9 e 23 de outubro, no Jaraguazinho, Morro do Algodão e Casa Branca, respectivamente, Audiências Públicas do Plancon. As reuniões foram agendadas nos bairros de maior risco de deslizamentos (Jaraguazinho e Casa Branca) e alagamentos (Morro do Algodão).
No Plano de Contingência são definidos cenários de risco (áreas com população vulnerável a eventos como inundações, enxurradas, deslizamentos, entre outros), recursos humanos disponíveis (médicos, assistência social, engenharia, pessoal de apoio, etc.), recursos materiais disponíveis (caminhões, escavadeiras, barcos, máquinas diversas e ambulâncias); áreas de abrigamento (ginásios, escolas e parques); e responsáveis pelos acionamentos dos recursos e demais procedimentos que propiciem, a partir do cenário identificado, as tomadas de decisões necessárias.
A gestão de riscos de desastres está alinhada com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com o Marco de Sendai, acordo norteador que estabelece diretrizes para a redução do risco de desastres.
Programação
Dia 2/10 – 19h – EMEF Prof. Jorge passos, Rua Osiel Egídio de Farias, s/n, bairro Jaraguazinho.
Dia 9/10 – 19h – na EMEF Prof. Carlos Altero Ortega, Rua Sete, 15, bairro Morro do Algodão.
Dia 23/10 – 19h – EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805, bairro Casa Branca.
Informe Publicitário