Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba reforça prevenção e realiza vacinação contra a brucelose em propriedades rurais do município

Tamoios News
Foto: Divulgação/PMC

Bovinos e bubalinos de propriedades rurais de Caraguatatuba foram vacinados contra a brucelose na segunda-feira (1º). A ação, que tem o objetivo de fortalecer a saúde animal, proteger a saúde pública e garantir a segurança alimentar no município, foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

A vacina contra a brucelose é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade, conforme determinação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA). A doença infectocontagiosa atinge os animais e pode ser transmitida aos seres humanos.

Nesta etapa, 29 animais foram vacinados. A equipe percorreu propriedades nos bairros Cambixo/Rio Claro e Pegorelli, incluindo os sítios de seis produtores rurais.

Participaram da ação a técnica agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, Claudia Viana, a médica veterinária Dra. Fernanda Suzuki Carvalho e o médico veterinário José Otávio Albuquerque Filho.

A vacinação contra brucelose ocorre anualmente em dois ciclos, o que garante a cobertura adequada conforme a idade dos animais.

Produtores que ainda não possuem cadastro na Prefeitura e desejam incluir suas propriedades nas próximas etapas de vacinação devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, localizada na Rua Santos Dumont, nº 502 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O contato também pode ser feito através do número (12) 3897-2530 ou pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba