O número de mortes ocorridas e o número de óbitos confirmados por covid-19 pela Prefeitura de Caraguatatuba ao longo desta semana assustaram os moradores.
A cidade registra 482 casos e 35 mortes. Os bairros com mais casos são: Indaiá(36), Perequê-mirim(27), Barranco Alto(25), Gaivota e Poiares(18), Massaguaçu(17), Martim de Sá(14) e Olaria(13).
Entre segunda-feira(29) e hoje, sábado(4), a prefeitura confirmou oito mortes ocorridas anteriormente e quatro novas mortes ocorridas nesta semana. Todos os óbitos por Covid-19.
Em cinco dias foram confirmadas 12 mortes por coronavírus. A prefeitura ainda investiga quatro mortes suspeitas. A cidade já perdeu 35 moradores para a Covid-19.
Um relatório da Secretaria de Saúde aponta que dos 35 óbitos de moradores da cidade, 26 são de idosos acima de 60 anos, ou seja, mais de 75% dos casos.
Assustada, a população está dividida sobre as possíveis, flexibilização ou descuido da população, mas em nenhum momento se ouve reclamações sobre a estrutura de saúde montada pela prefeitura para atender e enfrentar a pandemia.

Prefeitura preparou boa estrutura. Equipamentos instalados na UPA-Centro
“Prá mim assusta o número de mortes. Interessante é que São Sebastião tem muito mais casos e menos morte”, comentou o fotógrafo e gestor ambiental Jules Verne.
Segundo ele, o crescimento de casos e de mortes vem ocorrendo por dois motivos. “ Acredito que é um conjunto de flexibilização das atividades e descuido dos moradores”, afirmou.
Lidiana Toledo comentou nas redes sociais que a população precisa de orientação e ser mais cuidadosa. Segundo ela, a taxa de mortalidade está muito alta e esse quadro precisa mudar urgentemente.
Fernanda Figueiredo, disse que está bastante preocupada. ” Sim, estou apavorada com esse mundo de gente na rua e sem máscara”, comentou.
Ela considera como as possíveis causas do crescimento da Covid-19 na cidade a flexibilização das atividades comerciais e a falta de cuidados por parte dos moradores.
A dona de casa Rosângela Gonzaga disse que tem muito medo do coronavírus, que adota as medidas preventivas e que, segundo ela, “as pessoas estão abusando muito e dando pouca atenção a doença”.
O prefeito Aguilar Junior afirma que não é hora para se discutir se abre ou fecha(comércios), mas sim, de todos cumprirem os protocolos da saúde, como usar máscara, fazer higienização adequada e evitar sair de casa.

Para o prefeito Aguilar Júnior, todos devem colaborar para superar a pandemia
Segundo a prefeitura, a cidade tem realizado várias medidas para tentar conter o avanço da Covid-19. “Temos recebido a ajuda de militares do Exército com a higienização de locais públicos, trabalho de conscientização nas ruas com a guarda mirim e os oficineiros da Fundacc, abordando pessoas nas ruas e falando sobre a importância do uso de máscaras. Realizamos vacinação casa a casa para os idosos, além da testagem nas Instituições de Longa permanência”., disse o secretário de Saúde, Amauri Toledo.
Segundo o secretário, Caraguatatuba é uma cidade que possui muitos idosos, cerca de 20 mil. “Do total de 35 mortes, 27 delas são de idosos com mais de 60 anos e que possuía comorbidades. O vírus está chegando nos idosos e por isso é importante a consciência dos filhos, netos e pessoas que têm contato com esse grupo de risco. Se precisar, não saia de casa, cuide do seu idoso, use a máscara, álcool em gel”.