O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, segue sem registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. Desde a última terça-feira (7) não há nenhum atendimento por intoxicação por álcool nas unidades de saúde da cidade.
Os casos apontados no painel divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde como suspeitos em Caraguatatuba, já foram descartados clinicamente, sem a necessidade de testagem para metanol, portanto, não poderiam ser computados como suspeitos por metanol, conforme a própria diretriz emitida pela Secretaria Estadual.
O município já solicitou a atualização do painel e reitera que as unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica adulterada, como dores de cabeça, náuseas, visão turva ou confusão mental. Nestes casos, são realizados exames como hemograma, gasometria e outros testes laboratoriais necessários.
Em situações nas quais os resultados indicam alterações compatíveis com suspeita de intoxicação, é coletado material biológico para análise específica de metanol, conforme orientações do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Assim, reforçamos novamente que até o presente momento, nenhuma coleta para detecção de metanol foi indicada nos atendimentos realizados em Caraguatatuba.
O Governo Municipal reforça que permanece atento, acompanhando as orientações técnicas e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba