Em São Sebastião, doses estão disponíveis apenas para imunização de crianças
Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
A campanha de vacinação contra a gripe, que foi estendida pelo Governo do Estado, continua imunizando os grupos prioritários em três cidades da região: Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. Esses municípios receberam novas doses da vacina e fizeram a redistribuição aos postos de saúde na última segunda-feira (23).
Os interessados na imunização, poderão tomar a vacina enquanto não encerrar o estoque, ou até que ocorram mudança na orientação do Estado sobre a abrangência da campanha. Em princípio, a campanha segue destinada aos grupos de idosos, puérperas, gestantes, crianças menores de cinco anos e maiores de seis meses, indígenas e profissionais da saúde, até o dia 30 de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, apenas a UBS da Tabatinga ainda não havia recebido reforço dos novos lotes na segunda-feira. Na cidade, as doses continuam a ser direcionadas aos pacientes do grupo prioritário, com ênfase nas gestantes que ainda não cumpriram a meta mínima de 80%. Até o dia 12 de maio foram imunizadas 64,49% gestantes e o município ficou sem doses na semana passada. Ao todo, Caraguatatuba recebeu do Estado 32.620 vacinas (contando com esse novo lote).
Em Ubatuba, as vacinas chegaram na última sexta-feira (20), no fim da tarde. Na ocasião, foram recebidas 4530 doses. Segundo informou a prefeitura, essas vacinas são para a segunda dose de vacinação das crianças e para o restante dos grupos prioritários: comorbidade, acamados, gestantes, puérperas e idosos.
Na cidade de Ilhabela, novos lotes das vacinas também foram recebidas na segunda-feira e já encaminhadas a todos os postos. Segundo informou a vigilância epidemiológica, todas as pessoas que integram o grupo prioritário ainda podem receber a imunização no arquipélago.
A única exceção do Litoral Norte é São Sebastião. Conforme a secretaria de saúde da cidade, chegaram apenas doses para a segunda etapa de vacinação das crianças. O município não soube informar se novas doses serão recebidas para continuar o atendimento da campanha aos pacientes do grupo prioritário.