A badalada Praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião está entre as praias com a balneabilidade inadequada
Por Ivânio de Abreu
O Carnaval no Litoral Norte contará com muitos foliões em busca de diversão. Não é a toa que cerca de 225 mil veículos devem chegar a região, porém de acordo com a previsão do tempo existe a possibilidade de chuvas para o este final de semana. Além de quase 30 praias impróprias aos banhistas, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Tempo – As previsões meteorológicas dão indícios de um clima mais propício a chuvas, o que pode ser considerado uma má noticia para quem desejar aproveitar os dias de folia nas praias do Litoral Norte. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) tudo indica possibilidades de chuvas que chegam até 80%, com temperaturas tendo mínima de 22°c e máxima de 33°c.
Segundo o site Climatempo a sexta-feira (9) será de sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O sábado (10) será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A quantidade de chuva prevista é de 12 mm. Já para o domingo (11), as condições serão de Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite, com probabilidade de até 15 mm de chuvas.
A segunda-feira (12) indica variação de nuvens pela manhã com chance pequena de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. Na terça-feira (13) muitas nuvens com chuvas periódicas e a quarta-feira (14) será chuvosa durante o dia e a noite.
Praias impróprias – A balneabilidade na região apresenta 29 praias impróprias aos banhistas. Ao contrário da semana passada que haviam 32 sem condições para a diversão de adultos e crianças. De acordo com a Cetesb, a Praia Picinguaba, Itaguá-Av. Leovegildo no trecho 1724 e 240, Itamambuca, Perequê-Mirim, Lázaro, Toninhas e Santa Rita em Ubatuba, não estão em boas condições de uso.
O Arquipélago apresenta condições inapropriadas nas praias Armação, Barreiros do Sul, Itaguaçu, Portinho, Ilha das Cabras, Julião e Veloso.
Em Caraguá não tem condições apropriadas para o uso dos banhistas na Prainha, Centro, Tabatinga-Rio, Cocanha, Indaiá, Palmeiras, Mocóca, e uma das mais procuradas no município, Martin de Sá.
Já em São Sebastião as praias com condições inadequadas são Porto Grande, Preta do Norte, Pontal da Cruz e Deserta, na região central. Na Costa Sul da cidade, Maresias e Boracéia.
Repúdio – A badalada Praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, está entre as praias com a balneabilidade inadequada. Com isso a Associação de Surf de Maresias (ASM) usou as redes sociais para emitir uma nota de repúdio à situação atual da praia.
“Triste ver que o descaso do poder público e do ser humano estão acabando com o nosso quintal. A ganância e a ignorância do ser hoje falam mais alto do que o respeito e a consciência. Não se julgue fora do problema, isso também é um problema seu. Faça sua parte, conscientize seus filhos, seus amigos, seus familiares, seus colegas, cobre respeito” ressalta.
De acordo com a associação “um simples papel de bala” retirado do chão ou da areia, já ajuda na preservação do local e pede atitude dos frequentadores da praia.
“Mexa-se!!! Leve seu lixo para casa!!! Seja consciente!!! Não leve seu lindo animal de estimação para a praia, ele também ajuda a poluir o nosso quintal. Gostaríamos de pedir a todos os que frequentam ou moram aqui, PRESERVE MARESIAS”, finaliza a ASM.
Gostaria de saber até quando o rio guaxinundu vai continuar jogando esgoto na praia Martin de Sá.