Os agendamentos para emissão do certificado devem ser feitos sempre na última sexta-feira de cada mês a partir de fevereiro
Por Adriana Coutinho
Os brasileiros com viagens previstas para fora do país, dependendo do seu destino, devem emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Em Caraguatatuba, o serviço já acontecia desde junho de 2016, contudo, segundo a Prefeitura, com a paralisação no Vale do Paraíba, toda a demanda da região tem vindo para o município, deixando-o sobrecarregado.
Para melhor atender às solicitações, a partir de março a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará o serviço de emissão do CIVP mediante agendamento pelo telefone (12) 3897-2110 sempre na última sexta-feira de cada mês, quando a população terá data e hora agendada para o mês seguinte.
Com as ocorrências de casos de febre amarela no Brasil, a Anvisa tem registrado um aumento na busca pelo Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) em suas unidades. Apesar disso, o documento só é necessário para pessoas que estão viajando para países que cobram este documento para a entrada em seu território.
A lista não muda com frequência, mas, recentemente, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba passaram a fazer esta exigência. Para saber se o país solicita a carteira internacional acesse http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Levantamento – Em Caraguatatuba no ano de 2017, a média mensal foi de 38 emissões do certificado. Segundo a prefeitura, só em janeiro de 2018 já foram emitidos 94, representando um aumento de 247%, sendo que desse valor, 40% foram para pessoas que moram em outras cidades.